As operadoras participantes da iniciativa voltada ao uso de inteligência artificial em telecomunicações, a Global Telco AI Alliance (GTAA), decidiram criar uma joint-venture. Anunciada durante o MWC Barcelona 2024 nesta segunda-feira, 26, a ação tem como signatários: Deutsche Telekom; e& Group; Singtel; SoftBank; SK Telecom.
A partir dessa JV, as empresas desejam criar um grande modelo de linguagem (LLM) voltado para o setor de telecomunicações. Esse LLM seria a base para operadoras do mundo todo adotarem formas digitalizadas mais humanizadas no atendimento com assistentes digitais ou chatbots.
Inicialmente, o LLM das operadoras será desenvolvido em árabe, alemão, coreano, inglês e japonês, mas o GTAA tem planos para adicionar outros idiomas à medida que novos membros entrarem na sua aliança.
De acordo com Claudia Nemat, membro do conselho de gerenciamento de tecnologia e inovação na Deutsche Telekom, a IA generativa já está incorporada em sua empresa. Atualmente, a operadora tem 100 mil diálogos de atendimento ao cliente por mês na Alemanha com LLM integrado ao chatbot ‘Frag Magenta’ para atendimento mais humanizado e centrado no cliente.
Agora, Nemat quer levar e trocar experiências em IA generativa com seus parceiros da Europa e Ásia. Respondendo por operações em 50 países e com uma base conjunta de 1,3 bilhão de usuários, a Global Telco AI Alliance planeja estabelecer a sua JV neste ano.
Treinamento em curso
Mesmo antes do lançamento da joint-venture, as operadoras afirmaram que os trabalhos do LLM estão avançados. Atualmente, as empresas estão processando os dados de atendimento dos seus clientes (anonimizados ou pseudonimizados) para ajustar o modelo de IA com foco em questões específicas dos usuários de serviços de telecomunicações.
Entre essas questões estão: modelos tarifários, modelos contratuais e informações sobre hardware. Por exemplo, a ideia é que um bot ou assistente virtual resuma para o consumidor respostas para preocupações como por exemplo, como fazer o reset de um rote de um roteador.
A ideia é que o treinamento permita que o LLM entenda a linguagem e necessidades dos clientes das operadoras que terão experiências mais aprimoradas, personalizadas e assertivas de atendimento.
Imagem principal: executivos de Deutsche Telekom, e& Group, Singtel, SoftBank e SK Telecom (divulgação: Deutsche Telekom)