A startup brasileira de IA generativa Doris lançou o provador virtual em que o cliente pode realizar combinações de roupas, experimentando-as no e-commerce, além de indicar o tamanho ideal para as peças. A solução atualizada, Sizing 2.0, está dentro das lojas parceiras – de modo virtual.

Segundo o CEO da companhia, Marcos de Moraes, em entrevista a Mobile Time, a ferramenta é totalmente customizável, com personalização de cores e dos modelos pré-processados existentes na plataforma para se adequar ao visual da loja em que está presente. “O consumidor desfruta de uma visualização imersiva e inclusiva de caimentos dos diferentes tamanhos oferecidos pela loja em seu próprio corpo, permitindo a escolha da peça de acordo com suas características físicas e preferências”, detalha.

Se diferenciando de um chatbot, a funcionalidade é um widget instalado pela loja parceira dentro do seu e-commerce que se comunica com o usuário por meio desta interface. “Utilizamos inteligência artificial em todo o processo de extração de medidas e no virtual ‘try on’ [experimentar, em português]. Usamos um mix de tecnologias de IA: dentre elas, a IA generativa e visão computacional”, conta Moraes.

Assim, a empresa gera receita após a inclusão da plataforma no site das varejistas de roupas. Ao adquirir a tecnologia, as marcas pagam para o Doris por vendas realizadas via plataforma. Ou seja, quando o consumidor acessa o site ou aplicativo da loja, experimenta a roupa virtualmente (try-on), coloca no carrinho e fecha a compra. Dessa forma, o Doris recebe pelas conversões de compras efetuadas.

Desenvolvida em resposta à crescente demanda tanto dos consumidores quanto dos varejistas por uma precisão ainda maior na experiência de prova virtual de roupas, a nova versão do Doris pretende auxiliar os consumidores a fazerem escolhas mais certeiras. Com isso, também beneficia os varejistas, reduzindo as devoluções em compras virtuais.

Atualmente, está disponível em lojas virtuais parceiras, como Reserva, HighStil e Zapalla. O executivo conta que há negociações em andamento com outras grandes varejistas de moda, mas ainda não pode revelar os nomes. A empresa tem um plano de expansão para este ano, revela o CEO, que prevê a atuação em novos mercados além do Brasil.

O protótipo da solução está sendo desenvolvido desde 2020. “Neste meio tempo, fizemos diversos testes tanto na experiência como na tecnologia, para chegar na solução atual, que tem um foco especial na qualidade e na escalabilidade da solução”, explica. Além desta função, o ecossistema Doris conta com recursos que também podem ser ativados dentro da loja física, como o Magic Mirror, que altera a maneira em que os clientes experimentam as roupas, oferecendo uma experiência imersiva no ponto de venda.

Após o acesso na loja parceira que disponibiliza o provador virtual com Sizing 2.0, o usuário tem a possibilidade de clicar em um botão “Vista em Você”, que dá acesso ao Doris Widget em todo o catálogo de peças. Para a identificação do tamanho do usuário, a interação solicita duas fotos – uma frontal e outra de perfil. Com base nessas duas fotos e na informação de altura do consumidor, o Doris Widget realiza a identificação das medidas corporais.

 

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