O CEO da Amazon, Andy Jassy, defendeu a estratégia internacional da companhia e afirmou que vê progressos nos mercados emergentes, como Austrália, Índia, Brasil, México, além de Oriente Médio e África. Em carta endereçada aos acionistas nesta quinta-feira, 11, o executivo disse que espera a continuidade desse progresso, à medida que continuam a expandir a seleção de produtos e avançam rumo à rentabilidade.
Jassy lembrou que o México se tornou rentável a partir do quatro trimestre de 2023. “Nós temos convicção que essas geografias continuarão crescendo e serão rentáveis no longo prazo”, completou, sem mencionar se a Amazon levará seu modelo de negócios varejista para mais países.
Vale dizer, a divisão de negócios internacional da Amazon cresceu 11% com US$ 131 bilhões no ano passado, ante US$ 118 bilhões de 2022. Porém, o valor está bem abaixo dos US$ 353 bilhões de 2023 somente nos Estados Unidos, alta de 12% contra US$ 316 bilhões do ano anterior.
Prime Video e publicidade
Jassy afirmou ainda que acredita que o streaming Prime Video pode ser um “grande e lucrativo” negócio. Algo que é reforçado pela oferta de conteúdos atrativos próprios (Reacher, The Boys, Citadel e Matador de Aluguel), o engajamento dos clientes com esses conteúdos e o crescimento do negócio de marketplace (com os canais de terceiros e a seleção de filmes para serem alugados ou comprados).
Também destacou o avanço da Amazon e do Prime Video em publicidade. O CEO lembrou que o negócio de publicidade cresceu 24% em 2023 com US$ 47 bilhões, ante US$ 38 bilhões de um ano antes, em um avanço guiado pelo negócio de anúncios patrocinados.
“Adicionamos anúncios patrocinados em nosso negócio de telas (em 2023). É uma solução de autoatendimento para marcas criarem campanhas que podem aparecer em mais de 30 serviços de streaming, como a Twitch, sem gasto mínimo”, disse. “Mais recentemente, nós introduzimos anúncios em programas e filmes do Prime Video, onde marcas podem alcançar mais de 200 milhões de espectadores mensais”, completou.