O Grupo Telefónica confirmou nesta sexta-feira, 12, a criação de um comitê de ética em inteligência artificial. Definido a partir da assembleia de acionistas, o comitê foi batizado como ‘Comisión de Seguimiento Ético de la Inteligencia Artificial’ (‘Comitê de Monitoramento de Ética em Inteligência Artificial’, na tradução livre do espanhol) e terá o envolvimento de stakeholders.
“Estamos empenhados em fazer um uso responsável da tecnologia em um mundo sem regras. Por isso nós criaremos esse comitê na empresa, onde todas as partes interessadas participarão”, disse o chairman José Maria Álvarez-Pallete, em carta publicada aos acionistas do Grupo Telefónica.
Ainda de acordo com o presidente do conselho da companhia, a tecnologia deve servir as pessoas e “não o contrário”. O executivo acredita que o melhor modo de participar desse mundo é ajudando a construir, algo que a companhia se compromete a fazer usando a conectividade como um facilitador da IA com serviços e produtos de ponta.
‘Novo contrato social’
O chairman do grupo também defendeu que a companhia faça parte de “um novo contrato social” no mundo das novas tecnologias, como a IA, em alusão à obra ‘O Contrato Social’ de Jean-Jacques Rousseau, que trata do acordo social entre indivíduo e sociedade.
“Vemos uma nova era, cheia de oportunidades, mas que exige novas regras e que, na ausência de precedentes, tem que ser regida por valores”, prevê. “Não é hora (de falarmos apenas) da tecnologia. Estamos no momento de falarmos de Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Direito e Economia”, completou.
Também afirmou que acreditam na soberania de dados como parte da “dignidade do indivíduo”, algo que não pode ser “expropriada” sem uma compensação justa e consciente.
Regulação das big techs
Sem citar nominalmente as grandes empresas de tecnologias, Álvarez-Pallete afirmou que pretende lutar por uma “regulação justa”, que possibilite à Telefónica “concorrer em condições igualitárias”, “sem situações abusivas” e com “regras justas entre todos os players no mundo da tecnologia”.
Imagem principal: José Maria Álvarez-Pallete, chairman do Grupo Telefónica (divulgação: Telefónica)