O Nubank está trabalhando na construção do seu próprio modelo fundacional de inteligência artificial, com base nos dados dos seus clientes e dos seus produtos, informou o CTO da companhia, Vitor Olivier, em palestra durante o Web Summit Rio, nesta quarta-feira, 17, no Rio de Janeiro. A análise dos dados com IA permite estabelecer relações não lineares e identificar clusters, ajudando na recomendação de produtos e no combate a fraude. A empresa processa 6 PB de dados diariamente.
Isso faz parte de um nova etapa na estratégia do Nubank, disse Olivier. Em 2014, o banco nasceu com os princípios de ser “mobile first” e “cloud native”. Agora, está se tornando”AI first”, afirmou.
A inteligência artificial é usada há bastante tempo dentro do Nubank, a começar pela análise de crédito para a emissão de cartões, que viabilizou que milhões de pessoas desbancarizadas recebessem o seu primeiro cartão de crédito. IA também é aplicada em soluções antifraude do Nubank, que estima evitar perdas de US$ 350 milhões por ano. E seu atendimento por chat também usa IA: 40% das respostas são geradas automaticamente, e seu custo de atendimento é menor que US$ 1 por cliente.
Agora, o Nubank começa a usar IA generativa em várias frentes, inclusive como copiloto para seus funcionários nas mais diversas áreas da empresa, dos atendentes aos engenheiros.
A transição para uma empresa “AI first” apoia uma outra mudança estratégica do banco, agora do ponto de vista de portfólio de produtos e relacionamento com os clientes. Em seu início, o Nubank procurou levar a agência bancária para dentro do bolso do consumidor brasileiro. Agora, quer levar também o gerente bancário, trazendo ofertas personalizadas de serviços para cada pessoa, o que só é possível com IA.
Open Finance
Nesse processo, o open finance será uma importante fonte de dados para os sistemas de IA do Nubank. A empresa conta hoje com 13 milhões de clientes que deram consentimento para acesso a informações financeiras em outras instituições, o que representa 31% da sua base de correntistas no Brasil.