A ConectarAgro apresentou Paola Campiello como sua nova presidente nesta quarta-feira, 17. A gerente de novos negócios e soluções de conectividade da CNH Industrial assume o comando no lugar de Ana Helena de Andrade, diretora de assuntos governamentais da AGCO que segue como diretora da associação.
Helena de Andrade ressaltou que a colega está pronta para assumir a posição, ante novos arcabouços tecnológicos (como o 5G) e um novo momento de troca do parque de equipamentos do agronegócio, que pode caminhar mais para a digitalização.
A diretora da ACGO afirmou ainda que Campiello atuou bastante e sempre foi bem vocal na associação.
Novo mandato
Em conversa com Mobile Time nesta quarta-feira, Campiello explicou que seu mandato bienal será focado na continuidade do trabalho de Helena de Andrade. Na prática, a posse da executiva será no dia 30 de abril, mas ela já atua como presidente.
“Comecei com essa função de estar junto, entender os grupos de trabalho e qual era a função principal da associação. Além disso, Ana (Helena de Andrade) sempre me deu voz e eu acho que foi muito natural da gente continuar esse caminho por pelo qual ela já trilhou”, completou.
Segundo Campiello, uma das bandeiras da ConectarAgro para os próximos dois anos será divulgar junto à sociedade o recém-criado Indicador de Conectividade Rural (ICR), para que se desenvolvam políticas públicas que ajudem a levar mais conectividade ao campo. O ICR servirá também como um “balizador de novos projetos no campo”.
A partir do ICR, a associação também quer estreitar relacionamento com esferas do governo federal, além de estados e municípios. Explicou ainda que o ICR pode ter uma evolução para levar conectividade a áreas de pastagem degradadas para fazer um trabalho de recuperação.
A nova presidente da ConectarAgro também enalteceu a importância de a associação seguir com uma mulher em seu comando e na diretoria para demonstrar que tem mulher no agro brasileiro.
Vale lembrar, a ConectarAgro é uma associação civil sem fins lucrativos formada por fornecedores de equipamento agrícola (AGCO e CNH), operadoras (TIM e Vivo) e fornecedores de tecnologia (AWS, Nokia e Solinftec), além de 15 apoiadores. Criada em 2020, o seu principal trabalho é fomentar a cobertura de rede celular para agricultura brasileira, seus usuários e equipamentos, em especial por meio do LTE na faixa de 700 MHz.
Nova diretoria
Formada em engenharia elétrica pela USJT, com MBA em liderança e gestão de pessoas pela Escola Conquer e mestrado de administração pela BSP, Campiello está há dois anos na CNH Industrial, mas tem vasta experiência em telecomunicações e tecnologia. Teve passagens por Algar, TIM, Tivit e mais recentemente, ClearSale.
Por sua vez, Anselmo Arce, diretor de relações institucionais da Solinftec, será o vice-presidente da associação. O executivo assume a posição que era de Gregory Riordan, diretor de tecnologias digitais da CNH, primeiro presidente e um dos fundadores da ConectarAgro.
Vale dizer que Riordan segue apoiando o grupo, embora não tenha cargo específico.
Completam a diretoria da ConectarAgro Renato Coutinho, gerente de desenvolvimento de negócios 5G e IoT da TIM, e Renato Bueno, diretor de novos negócios da Nokia.
Imagem principal: Arte de Nik Neves para Mobile Time