|Mobile Time Latinoamérica| Um dos maiores desafios enfrentados pelo setor financeiro no processo de bancarização e de aumento da penetração de cartão de crédito é conhecer melhor os consumidores que batem à sua porta. Quando se trata de gente que nunca teve uma conta no banco antes, ou que nunca teve um cartão de crédito, a falta de um histórico financeiro dificulta a avaliação durante o onboarding. Mas outro setor pode ajudar os bancos nessa tarefa: as operadoras de telefonia móvel. Essa é a proposta por trás de uma solução criada pela Bemobi no México que soma 15 clientes do setor financeiro e acaba de chegar à Colômbia.

A solução, batizada como “mobile scoring”, consiste em analisar uma série de dados sobre o uso de telefonia celular pelo consumidor para aprimorar o cálculo do seu score de crédito. Frequência de recargas; data da última recarga; há quanto tempo está na base da operadora; quantidade de mensagens recebidas e enviadas: esses são alguns exemplos dos dados analisados por algoritmos criados pela Bemobi, que variam de acordo com o caso de uso e as especificidades da instituição financeira. O consumidor autoriza previamente o compartilhamento de seus dados, e estes são tratados de forma anonimizada, respeitando as leis locais de privacidade, e sem acesso a nenhum conteúdo de telefonema ou mensagem.

“A gente agrega uma série de dados novos sobre uma base não bancarizada a respeito da qual os bureaus de crédito não têm informações. Enriquecemos as fontes tradicionais com dados adicionais que nossos modelos fornecem”, explica André Andrade, vice-presidente da Bemobi para a América Latina, em entrevista para Mobile Time Latinoamérica.

A Bemobi se encarrega de captar clientes entre as instituições financeiras e divide a receita da solução com as operadoras parceiras, que fornecem os dados – é cobrado das instituições financeiras um valor por cada verificação realizada. No México, as operadoras Telcel e Movistar participam. Na Colômbia, a primeira tele a se integrar é a Claro.

Como funciona

Quando um novo cliente quer abrir uma conta ou emitir um cartão e entra em contato com uma instituição financeira, esta solicita seu número celular no cadastro e também sua autorização para checagem de dados. Em seguida, o número é enviado para a solução da Bemobi, e esta devolve uma pontuação para aquele consumidor, com base no seu histórico de uso de telefonia celular e no algoritmo calibrado para aquele caso de uso. Por fim, a instituição financeira pode cruzar esse score com outras fontes de informação às quais tem acesso para decidir se aceita ou não aquele novo cliente, e em quais condições vai aceitá-lo.

Mais de 2 milhões de verificações são feitas com a solução da Bemobi por mês no México, onde 15 instituições financeiras a utilizam. O principal caso de uso atualmente é para a emissão de cartão de crédito, mas a solução também está sendo aplicada para empréstimos pessoais, financiamento de carro e até financiamento de casa. O serviço, que começou a ser desenvolvido em 2019, vem crescendo 250% ao ano em receita e volume de verificações.

“O atestado de que nossos dados funcionam é o crescimento que estamos tendo em receita, volume de transações e clientes. Estamos botando um novo cliente a cada mês”, conclui Andrade.

Ilustração no alto: Nik Neves

 

 

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