A Apple registrou queda de 25% em remessas ao varejo de seus iPhones na China Continental no primeiro trimestre de 2024. Segundo a Canalys, a estadunidense enviou 10 milhões de unidades ao país e ficou em quinto lugar.
Ao todo, os envios de smartphones ao mercado totalizaram 67,7 milhões de unidades no 1T24, praticamente a mesma quantidade um ano atrás (67,6 milhões). Ou seja, 0% de crescimento, uma substancial diferença se comparado com o crescimento de 11% do mercado global.
A primeira posição ficou com a Huawei, que voltou ao topo depois de 13 trimestres consecutivos de fora. O crescimento foi puxado pelo entusiasmo do mercado pelo novo smartphone Mate e a série Nova. A empresa enviou ao mercado 17 milhões de unidades e conquistou 17% de fatia de mercado, um incremento expressivo de 70% nas vendas na comparação com o primeiro trimestre de 2023, quando chegou a registrar 10% de fatia de mercado e a enviar 6,8 milhões de unidades.
Na terceira posição está a OPPO, que registrou queda de 14% nas remessas ao varejo de sua produção e enviou 10,9 milhões de unidades, conquistando 16% do market share.
Por outro lado, após um forte quarto trimestre no ano passado, HONOR, vivo e Apple diminuíram suas vendas neste trimestre e ficaram em terceiro, quarto e quinto lugar, respectivamente. HONOR ficou em terceiro lugar com 10,6 milhões de unidades, com um aumento de 9% em relação ao ano anterior. A vivo ficou em quarto lugar com 10,3 milhões de unidades e viu uma diminuição de 9% na comparação ano contra ano.
HarmonyOS
O sucesso de vendas da Huawei, com lançamentos do Mate 60, Pura 70 (da série P), puxa também a expansão do seu sistema operacional, o HarmonyOS, que está na versão 4.0.
“Com a expansão contínua do ecossistema HarmonyOS, a Huawei emerge como o terceiro sistema operacional para smartphones e outros dispositivos de computação de borda, quebrando a corrida de dois cavalos do Android e iOS no continente chinês”, avalia Toby Zhu, analista sênior da Canalys em seu relatório.
IA
A analista de mercado acredita que a inteligência artificial embarcada nos smartphones será um diferencial importante para manter as vendas em alta. Segundo a Canalys, será uma oportunidade para os fornecedores chineses no segmento high end neste ano e prevê que os dispositivos IA Gen (de IA generativa) representarão 12% dos envios em 2024 na China Continental, sendo a média global estimada em 9%.