O Brain, braço de inovação da Algar Telecom, está estruturando a criação de uma empresa para acelerar projetos de inteligência artificial. A ideia é ajudar companhias de porte grande e médio a acelerarem a adoção de IA.
Na prática, a nova empresa terá uma atuação consultiva, identificando a melhor estratégia de IA para cada cliente e conectando-o a soluções em IA de uma série de parceiros, em diversas modalidades e para diversas finalidades.
“Está em fase de estruturação, ainda estamos montando o roadmap, mas já temos alguns parceiros. A nova empresa ainda não tem nome. Queremos ajudar as empresas a trabalharem com IA. Vamos orientar se precisam contratar alguém, ou criar um departamento para IA etc”, comenta Luiz Claudio Theodoro, head de pesquisa e desenvolvimento do Brain, em conversa com Mobile Time.
Novas frentes de negócios
Através do Brain, a Algar tem apostado em diferentes frentes de negócio. Algumas das áreas prioritárias são as de IoT, saúde e redes privativas, diz Theodoro. Em saúde, por exemplo, a operadora investiu no fim do ano passado na startup Mediquo, que desenvolveu uma plataforma digital de telessaúde que atende mais de 500 mil vidas.
MobiXD
Theodoro vai participar do painel de abertura do MobiXD, na semana que vem, no dia 14 de maio, no WTC, em São Paulo, na companhia de Gabriel Portugal, head de SVA da Claro; Leonardo Siqueira, diretor de monetização de dados da TIM; e Marcio Samis, head de inovação e desenvolvimento de novos negócios da Vivo. A agenda completa e mais informações estão disponíveis em www.mobixd.com.br.
Ilustração: Nik Neves