A proposta da martech Standout é oferecer uma plataforma completa para as indústrias informarem sobre os seus produtos em e-commerces. Seu foco não é a produção de conteúdo, mas promovê-lo e passar todas as informações possíveis sobre o item, de modo que o consumidor final tenha tudo em mãos para realizar a compra. A empresa de trade marketing digital possui mais de 300 marcas entre clientes – como Coca-Cola, Kimberly Clark, Kellogg’s, Ferrero, AstraZeneca e Eurofarma –, está integrada a cerca de 250 comércios eletrônicos do Brasil e cresceu sete vezes mais do que a média das empresas brasileiras do nicho em 2023. Para este ano, quer crescer ainda mais e, para isso, expande para países da América Latina e Europa.

O primeiro deles será o México, onde já conta com infraestrutura e cliente. “Iniciamos pelo México. Por lá, temos time formado, conexões, já estamos plugados em um e-commerce e publicando conteúdo”, explica Andrea Miranda, CEO e cofundadora da Standout em conversa com Mobile Time.

Para a Europa, o destino deverá ser Portugal e Espanha, mas a empresa ainda está em fase inicial, estudando a expansão para a região.

O que a Standout oferece

A empresa oferece uma plataforma capaz de inserir conteúdos em formatos diferentes – como texto, vídeo e foto. Mas também traz outras informações relevantes. “Um jeito diferente de passar a comunicação, informar os benefícios para que o consumidor que não está com o produto na mã possa decidir conscientemente pela compra”, resume Andrea Miranda, CEO da Standout. “Temos uma comunicação para que as indústrias passem esses dados de forma interessante, com recursos técnicos variados, para o consumidor final, dentro do e-commerce”, continua.

Vale reforçar que o cliente da martech é o fabricante do produto e não necessariamente o comércio eletrônico.

A Standout disponibiliza a plataforma e o cliente desenvolve o conteúdo e monta na solução. Ao publicar, a plataforma vasculha a rede e quem pode receber aquele conteúdo. “É prático e automático”, resume. Para uma atualização do material, a empresa deve trocar e, ao publicar, a plataforma leva cerca de 1 hora para atualizar em todos os e-commerces em que a empresa está plugada.

A martech também oferece adaptação do conteúdo para todos os tipos de devices. “Muitas vezes o diretor de arte quer detalhes, imagens incríveis. E a plataforma faz a compressão da imagem para que ela seja vista em dispositivos com acesso mais restrito à Internet”, explica Miranda. “A gente fica no meio do caminho, fazendo a tradução simultânea. Ou seja, se o cliente quer, a gente entrega em GTM (Google Tag Manager), API, entre tantas formas”, complementa.

A inteligência artificial também está presente na plataforma. Integrada ao ChatGPT, a ferramenta com IA permite a criação de palavras-chaves adequadas ao produto, o que facilita a indexação do item, e ajuda na descrição correta do produto.

Com o tempo, a empresa acabou expandindo as possibilidades para além do e-commerce, como a criação de serviços para páginas de busca, landing page da marca, mas também de gestão de categorias – uma maneira de apresentar ao consumidor outras possibilidades de produtos durante a busca. Um exemplo é quando uma pessoa procura por um laptop específico na Internet e a Standout apresenta modelos semelhantes da mesma marca.

A martech também oferece solução de acessibilidade dentro da página de um produto. São minivitrines – como uma pílula de conteúdo – que podem ser vídeos, imagens ou áudios que se conectam com os gadgets que vão fazer a leitura para o consumidor que tenha dificuldade em leitura.

“É uma gama de soluções que dá poder para que a marca fale com seus consumidores e apoie nas vendas. E ajuda o varejo também porque garante que o usuário não saia do e-commerce para comprar em outro lugar pois encontra a informação que precisa”, resume.

Entrega de conteúdo para todos, do celular simples ao sofisticado

Uma pesquisa interna da martech mostra que cerca de 80% dos aparelhos que acessam o conteúdo oferecido pela Standout são dispositivos com mais de 3-4 anos. “Temos o compromisso de entregar essa comunicação para quem quer que esteja vendo, seja para quem estiver na Avenida Paulista, no 5G, seja para quem estiver em Rondônia usando o 3G”, resume.

Miranda reforça que o foco da Standout não é vender o conteúdo, mas a solução final, ou seja, o modelo como esse conteúdo será passado. “Meu background é de tecnologia. Por isso, entrego aquele conteúdo testado em todos os devices, funcionando para todos os tamanhos de tela – não é só para web, não é só para smartphone de última geração. A ideia é ser democrático”, explica.

Dashboard

A ferramenta da Standout está integrada a mais de 250 redes online de varejo. “E todo esse conteúdo que vai para os e-commerces voltam para a indústria como BI”, explica. Em um dashboard, a martech apresenta uma série de relatórios sobre em qual “vitrine” o produto aparece, quantas vezes aparece, o tempo médio de interação que o cliente teve com a vitrine, além de oferecer mapa de calor , que mostra o grau e a quantidade de interações de uma pessoa com aquele conteúdo.

“E podemos avaliar na hora se a vitrine está ou não funcionando. Caso seja necessário, alteramos o bloco, inserimos algo a mais ou retiramos. É tudo em real time: coloca no ar e vê se funciona ou não”, diz Miranda.

Por estar no último ponto de contato, a comunicação precisa ser específica, objetiva. “É o ‘ou tudo ou nada’ do shopper. Ou ele lê aquilo, interage e compra, ou ele vai embora”, explica. É uma comunicação que precisa ser enxuta e tirar as dúvidas do consumidor”, conta.

O dado sobre a compra em si daquele produto depende do compartilhamento da informação pelo varejo. Mas a Standout tem a análise do botão “comprar”. “Não sabemos se lá na frente deu um problema com o cartão, mas olho o incentivo que dou para o clique no botão comprar.

 

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