O brasileiro tem, em média, 3,8 assinaturas de serviços digitais, como streaming de filmes, streaming de música etc. Muitas dessas assinaturas vêm em pacotes de telefonia móvel, mas sem que o usuário possa escolher o que prefere. Só que 68% dos brasileiros gostariam de poder montar seu próprio pacote (ou bundle, como é chamado em inglês), ao invés de recebê-lo pré-definido. A possibilidade de o assinante móvel gerenciar quais serviços deseja em seu pacote é chamado de “super bundling”.

Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pela Bango e foram divulgados durante o MobiXD, evento organizado por Mobile Time na última terça-feira, 14. Foram entrevistadas mais de 6 mil pessoas na América Latina – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

De acordo com Luisa Muneratti, vice-presidente sênior de vendas para Américas e Ibéria da Bango, as empresas de telecomunicações inicialmente ofertavam bundles dos próprios serviços, como dados, voz, SMS etc. Em seguida, passaram a oferecer produtos de serviço de valor agregado (SVAs), muitas vezes criados exclusivamente para as empresas de telecom.

Super bundling

A Bango criou uma plataforma para que operadoras ou empresas de quaisquer outros setores ofereçam a seus clientes a experiência de super bundling, ou seja, de definir quais serviços digitais devem fazer parte do seu pacote, a partir de um catálogo oferecido. A plataforma está disponível globalmente e empresas ao redor do mundo ja utilizam o super bundling, como, por exemplo, os marketplaces das operadoras Optus e Verizon, chamados de SubHub e +Play, respectivamente. A maior adoção está na América do Norte, seguido pela América Latina, onde a transformação está mais acelerada.

Assinaturas

34% dos latino-americanos reconheceram que pagam por uma assinatura que não utilizam. Uma em cada cinco pessoas pagam por seis ou mais assinaturas no Brasil, enquanto 15% dos assinantes da América Latina têm seis ou mais assinaturas. Entre as categorias mais populares estão vídeo (86%), seguido de música (52%), delivery (46%) e e-commerce (38%), entre outros.

Desejos dos assinantes no Brasil

Ao perguntar aos entrevistados sobre o que eles gostariam que tivessem nosuper bundling, em primeiro lugar ficou a capacidade de pagar múltiplas assinaturas através de uma única fatura mensal (66%). Um pouco abaixo, com 49%, as pessoas têm o desejo de pausar temporariamente assinaturas, como se fossem férias de pagamento. Na terceira posição, estão os descontos nos serviços de assinaturas (48%).

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!