A Neuralink, de Elon Musk, anunciou nesta sexta-feira, 17, a segunda rodada de abertura de lista de pacientes que queiram participar de seus testes clínicos. Desta vez, o teste aborda telepatia cibernética a partir da implantação de um chip neural.
A informação foi compartilhada no perfil da companhia e de Musk no X (antigo Twitter). Na rede social, o bilionário escreveu: “Este é o nosso implante cerebral de telepatia cibernética que permite a pessoa controlar smartphone e computador apenas com o pensamento”, disse.
Por sua vez, a empresa coloca – além da convocatória – um vídeo com Noland Arbaugh, um quadriplégico que foi o primeiro paciente a colocar o chip da Neuralink para controlar equipamentos.
Redefining the boundaries of human capability requires pioneers.
If you have quadriplegia and want to explore new ways of controlling your computer, we invite you to participate in our clinical trial. pic.twitter.com/svqfAkVV1M
— Neuralink (@neuralink) May 16, 2024
A notícia da segunda leva de pacientes surge pouco mais de uma semana após a divulgação do primeiro estudo, a partir da prova com Arbaugh. Nos testes, o paciente conseguiu jogar (Xadrez, Mario Kart e Slay The Spire) e controlar o computador com a sua mente, mas houve falhas.
De acordo com o estudo, nas semanas posteriores à operação, uma série de conexões do implante saíram e diminuíram a performance, medida em bits por segundo. Para corrigir esse problema, a Neuralink alterou o algoritmo de gravação “para ser mais sensível” aos sinais neurais, melhoram as técnicas para traduzir esses sinais em movimentos de cursor e aprimoram a interface do usuário.
Vale lembrar que o primeiro teste foi feito um ano atrás, após aprovação da FDA, agência de alimentos e remédios dos Estados Unidos, semelhante à Anvisa no Brasil.
Imagem principal: Arte criada por Nik Neves para Mobile Time