A Neuralink, de Elon Musk, anunciou nesta sexta-feira, 17, a segunda rodada de abertura de lista de pacientes que queiram participar de seus testes clínicos. Desta vez, o teste aborda telepatia cibernética a partir da implantação de um chip neural.

A informação foi compartilhada no perfil da companhia e de Musk no X (antigo Twitter). Na rede social, o bilionário escreveu: “Este é o nosso implante cerebral de telepatia cibernética que permite a pessoa controlar smartphone e computador apenas com o pensamento”, disse.

Por sua vez, a empresa coloca – além da convocatória – um vídeo com Noland Arbaugh, um quadriplégico que foi o primeiro paciente a colocar o chip da Neuralink para controlar equipamentos.

A notícia da segunda leva de pacientes surge pouco mais de uma semana após a divulgação do primeiro estudo, a partir da prova com Arbaugh. Nos testes, o paciente conseguiu jogar (Xadrez, Mario Kart e Slay The Spire) e controlar o computador com a sua mente, mas houve falhas.

De acordo com o estudo, nas semanas posteriores à operação, uma série de conexões do implante saíram e diminuíram a performance, medida em bits por segundo. Para corrigir esse problema, a Neuralink alterou o algoritmo de gravação “para ser mais sensível” aos sinais neurais, melhoram as técnicas para traduzir esses sinais em movimentos de cursor e aprimoram a interface do usuário.

Vale lembrar que o primeiro teste foi feito um ano atrás, após aprovação da FDA, agência de alimentos e remédios dos Estados Unidos, semelhante à Anvisa no Brasil.

Imagem principal: Arte criada por Nik Neves para Mobile Time

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!