A operadora móvel virtual, Eseye, quer fazer uma expansão do Brasil para outros países da América Latina em meados de 2025. Desde 2016 no País, a provedora de conectividade global móvel foca no crescimento de seu negócio no mercado brasileiro antes de expandir para outras localidades próximas, como explicou Ana Carolina Bussab, diretora geral da companhia no Brasil.

“Temos um crescimento constante de 19% a 20% ao ano. Então, nós queremos incrementar esse crescimento, ver o que é possível e factível dentro da realidade Brasil para depois, em um patamar confortável, nos dedicarmos com tempo e tecnologia para expandir para a América Latina”, explica a executiva.

Fundada em 2007 no Reino Unido, a companhia oferece serviços de conectividades para empresas que precisam de conexão em todo o planeta para operações de M2M e IoT com várias operadoras. Por meio de chip SIMcard inteligente, a companhia tem acordo para fornecer conectividade com mais de 190 grandes operadoras no planeta, inclusive Claro, Vivo e TIM.

No Brasil, a Eseye é uma MVNO credenciada e parceira da Surf Telecom. Seus clientes locais são utilities como Equatorial, CPFL e Comgás, além de empresas de supply chain, rastreamento veicular e de carga. Ao todo, a empresa tem 700 mil equipamentos ativos, mas este número pode variar para cima ou para baixo, devido à quantidade de ‘iscas de cargas’ (equipamento disfarçado dentro da carga que é usado uma vez e depois descartado) que as empresas de tracking usam.

No exterior, o portfólio da companhia é composto por Amazon, Shell Recharge (bombas de postos conectadas) e Bosch, por exemplo. Em outras localidades, a empresa também atua como MVNO, mas depende da legislação de cada local para definir o modelo de atuação (autorizada ou credenciada).

Tecnologia e business model

Além do SIMcard inteligente (que também pode ser físico ou eSIM), a Eseye também tem a plataforma Infinity para gestão da conectividade. Bussab cita como principais diferenciais da companhia no Brasil:

  • Entrega de conectividade constante em 95% do tempo;
  • Laboratório próprio com dois engenheiros para ajudar seus clientes a homologarem os módulos de IoT;
  • Uma lista com uma série de dispositivos já homologados;
  • Expertise de estar no Brasil desde 2016 e o fato da alta retenção de clientes, 99% estão na empresa desde sua fundação.

Em seu modelo de negócios, Bussab explica que a oferta é baseada em plano de dados, ou seja, a empresa contrata a Eseye e tem uma franquia por cada SIMcard. Mas a executiva conta que seu outro diferencial é a possibilidade de ter essa franquia compartilhada: “Por exemplo, se um dispositivo trafegar mais ele pode pegar dados emprestado de outro que trafega menos”, detalha.

Além disso, a diretora geral afirma que os planos podem ser feitos de forma customizada e flexibilizada.

Imagem principal: Arte de Nik Neves para Mobile Time

 

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