O presidente da Qualcomm na América Latina, Luiz Tonisi, confirmou que a Microsoft lançará os primeiros modelos de PC com Copilot no Brasil no próximo dia 18 de junho. Durante o Fórum Esfera, evento organizado pela Esfera Brasil no último final de semana, o executivo afirmou que chegarão computadores de Dell, HP e Lenovo, após o fim do embargo solicitado pela Microsoft.
Contudo, Tonisi afirmou em conversa com o Mobile Time que nenhum equipamento terá conectividade celular, apenas Wi-Fi. Mas afirmou que os PCs que chegam ao mercado terão capacidade ímpar em IA, como os 45 Teraflops da unidade de processamento neural (NPU) que terão nos PCs e 25 horas de uso (sem conectividade) que podem trazer uma longevidade maior aos equipamentos com sistema operacional Windows: “Pelo menos oito anos”, afirmou.
Vale lembrar, a NPU faz parte dos processadores Snapdragon Elite e Snapdragon Elite X da Qualcomm.
Tonisi também confirmou que espera por uma expansão de mais dispositivos com IA generativa ainda neste ano e que estão na esteira de lançamento equipamentos de Xiaomi e Motorola, em complemento ao portfólio que tem a Samsung como pioneira nesta oferta. Em PCs, outros players devem surgir, como uma fabricante nacional – que não teve seu nome revelado.
Avanço em IA
O presidente da Qualcomm também confirmou que lançarão em breve na América Latina o compêndio de modelos de IA generativa, o Qualcomm AI Hub. Apresentado durante o MWC em fevereiro, a biblioteca tem atualmente mais de 2 mil usuários cadastrados e 100 modelos desenvolvidos a partir de 75 modelos otimizados de IA.
Tonisi explicou que vão conversar com desenvolvedores, pesquisadores e universidades para acelerar o avanço do AI Hub no Brasil. Vale lembrar, o hub de IA foca na criação de aplicações para dispositivos como PCs conectados, handsets e equipamentos de realidade estendida da fornecedora.
Jornalista viajou ao Guarujá convidado pela Esfera Brasil.
Imagem principal: Luiz Tonisi, presidente da Qualcomm na América Latina (crédito: YouTube/Esfera Brasil)