A Telefónica Tech e a IBM assinaram nesta terça-feira, 18, um acordo de cooperação para ajudar os clientes (das duas empresas) a implementarem soluções de inteligência artificial, análise e governança de dados. Inicialmente apenas para a Espanha, as companhias vão lançar um escritório de casos de uso.

Com profissionais dos dois lados, o espaço servirá para testes customizados, provas de conceitos e criação de MVPs. A colaboração entre IBM e o braço de tecnologia da operadora já fornece soluções de IA generativa aos clientes, como geração de código para aplicações de TI e automação de processos, além de assistentes cognitivos para operações industriais.

As duas companhias também vão trabalhar juntas no desenvolvimento e implantação de uma plataforma multicloud aberta e híbrida dedicada ao gerenciamento de dados e IA.

Esse arcabouço será criado por meio do SHARK.X, uma plataforma que possui diferentes hardwares e elementos de software da IBM, além de poder acessar diversas nuvens.

Imagem principal: Elena Gil Lizasoain, diretora de negócios em IA e dados na Telefónica Tech; Adolfo Hernández Pulido, diretor geral de tecnologia para a Telefónica na IBM (divulgação: Telefónica)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!