Depois de três anos e três meses – ou 13 trimestres consecutivos – a Huawei volta ao topo de remessas ao mercado de smartphones na China. No primeiro trimestre de 2024 a companhia enviou a seu país 11,7 milhões de handsets ao varejo, conquistando 17% do market share. Os dados serão apresentados oficialmente durante o Huawei developer conference 2024, que acontece entre sexta-feira, 21, e domingo, 23, mas que foram antecipados pela Canalys.
Com isso, seu sistema operacional, o HarmonyOS, fica na segunda posição, com 17,95%, em vendas de smartphones no país. O Android é disparado o líder, com 67,24%, e, na terceira posição, está o iOS, com 14,81% de market share no primeiro trimestre de 2024.
Vale dizer que a Huawei lançou oficialmente o Harmony OS em 2021, depois de ser impedida de usar o sistema Android e aplicativos da Google em seus smartphones por conta do bloqueio feito pelo governo dos Estados Unidos.
Naquele mesmo ano, o HarmonyOS conquistou 1,36% do mercado e em 2022 subiu para 6,58%, ficando com 12,54% em 2023.
Ranking das marcas no mercado chinês
No primeiro trimestre de 2024, a Huawei volta para o primeiro lugar no ranking das fabricantes que mais enviaram smartphones ao varejo chinês, com incremento anual de 70% – passando de 6,8 milhões de envios no 1T23 para 11,7 milhões um ano depois. A OPPO, a segunda colocada, registrou declínio de 14% ano contra ano, passando de 12,6 milhões de remessas para 10,9 milhões. A empresa está com 16% de market share no momento.
Na terceira posição, está a Honor. Ironicamente, antiga marca da Huawei – que precisou vendê-la também por conta de pressões do governo norte-americano. A fabricante teve aumento nas vendas de 9%, saindo de 9,7 milhões no 1T23 para 10,6 milhões no 1T24.
A vivo é a quarta colocada, porém, registrou queda nas remessas ao mercado de 9%, passando de 11,3 milhões para 10,3 milhões.
E na quinta posição está a Apple, com queda de 25%. A empresa norte-americana vendeu 13,3 milhões de smartphones ao varejo no 1T23, mas no primeiro trimestre deste ano, seu envio ficou em 10 milhões.
Ao todo, foram 67,7 milhões de smartphones enviados ao mercado chinês, um número praticamente igual ao do 1T23 (67,6 milhões).