A coluna de dicas de aplicativos desta segunda-feira, 24, é mais um guia de uso. A Meta começou a liberar para os usuários brasileiros o recurso de criar figurinhas personalizadas pelo WhatsApp (Android, iOS). Para utilizar a nova função é preciso seguir os seguintes passos:
- Em uma janela de conversa, o usuário clica no botão de sticker no canto inferior direito (ou localizado no smile, botão do canto inferior esquerdo);
- Na sequência, o usuário seleciona Criar e, na sequência, seleciona Gerar com IA;
- Uma nova janela aparece, clique em Continuar.
- Na primeira vez, ele retorna para o início, portanto, repita o processo e ele vai para a tela Criar figurinhas com IA.
Dentro desta janela, o WhatsApp permite ao usuário criar um adesivo. Para isso é preciso digitar como deseja a figurinha dentro do prompt. Após escrever e apertar o enter, o WhatsApp sugere até quatro stickers por vez. Todos os tamanhos são iguais.
Além disso, o histórico das criações do dia fica salvo no seu smartphone.
A solução é perfeita? Não.
É preciso escrever e confirmar várias vezes no prompt até ajustar, calibrar e criar a imagem correta. Ou seja, é o tal do fine-tuning, precisa detalhar e descrever bem a figurinha a ser criada. Assim como acontece em qualquer plataforma baseada em IA generativa (aqui é o LLama).
Por exemplo, no lugar de ‘quero a imagem de um cachorro digitando em um PC’, o ideal é escrever ‘quero uma imagem de um cachorro filhote de dálmata, feliz, digitando em um Macbook’.
Ainda não é a IA da Meta em sua plenitude que chega aos brasileiros no próximo mês de julho, segundo Mark Zuckerberg. Mas é um começo da brincadeira para quem quer entender a criação de conteúdo com IA generativa.
Imagem principal: exemplo de tela com imagens e figurinhas criadas com IA no app de mensageria (divulgação: WhatsApp)