A Visa aposta que a comunicação por aproximação com telefones celulares terá ainda mais utilidades no ecossistema de pagamentos além de permitir que os smartphones sirvam como cartão de crédito ou como máquina de POS. A empresa prepara uma série de serviços a serem lançados nos próximos meses em uma aposta no que chama de ‘tap to everything’.
“O celular se converteu não apenas em um meio para aceitar pagamento, mas para fazer vários outros serviços que vão ajudar a digitalizar ainda mais os pagamentos”, diz Romina Seltzer, head de produtos e inovação da Visa na América Latina e Caribe, em conversa com Mobile Time.
Um desses novos serviços é o ‘tap to confirm’, que consiste em aproximar o celular a uma máquina de POS para identificar o portador de um cartão durante uma compra presencial. Isso confere mais segurança na transação.
Outra novidade é o ‘tap to add’: basta aproximar um cartão com NFC de um celular para adicioná-lo a uma carteira digital, como Google Pay ou Apple Pay. Ou seja, não será mais preciso digitar manualmente os dados do cartão ou tirar uma foto dele. Este serviço acabou de sair do laboratório e a expectativa é de buscar um parceiro para lançamento na América Latina até o final do ano.
A Visa também prepara um serviço para transferência de valores diretamente entre contas de pessoas físicas por aproximação. E, ao mesmo tempo, desenvolveu um serviço com inteligência artificial para prevenir fraudes em transferências diretas entre contas, o que pode ser útil na proteção contra golpes envolvendo o Pix, por exemplo.
Pagamento por aproximação na América Latina
O público latino-americano já está bastante acostumado com a tecnologia de pagamento por aproximação. No Brasil, no fim do ano passado, os pagamentos por aproximação já representavam mais da metade do total das compras presenciais.
Em outros países da região, a adoção está ainda mais avançada. No Peru e no Chile, por exemplo, os pagamentos por aproximação representam 90% do total. Na Colômbia, no Panamá, na Guatemala e na Costa Rica, respondem por aproximadamente 80%.
O tap on phone, que transforma o celular em máquina de POS, chegou ao Brasil no ano passado, mas também já faz sucesso em países da América Central, aponta Seltzer.
A alta penetração de telefones celulares na região é uma das explicações para o sucesso dos pagamentos por aproximação e faz com que a Visa esteja otimista em relação à sua estratégia ‘tap to everything’ na América Latina.