Até o final de 2025, o Itaú Unibanco vai concentrar todos os seus apps em um só. Os aplicativos Itaú – Cartões de crédito (Android, iOS), Credicard – Cartão de crédito (Android, iOS), Credicard On – Cartão de crédito (iOS), Hipercard (Android, iOS) e Iti (Android, iOS) serão incorporados pelo Itaú (Android, iOS). A novidade faz parte de uma série de mudanças que o banco vem desenvolvendo, com o intuito de ofertar toda a sua gama de serviços ao usuário, independentemente de ser correntista ou não. Além da concentração dos aplicativos em uma ferramenta só, interface e design foram refeitos e outras funções serão disponibilizadas.

Nova e conhecida casa

O aplicativo do banco está sendo reestruturado seguindo o conceito de superapp. Nos últimos 18 meses, o banco já vinha colocando em prática a mudança e, mais recentemente, disponibilizou novas funções para os clientes Itaú, como o pagamento antecipado de compras parceladas no cartão de crédito e a simulação de compras.

A ideia é que todos os serviços ofertados em diferentes aplicações se concentrem em apenas um aplicativo, mantendo a sua identidade visual intuitiva, para que o usuário não tenha dificuldades com a adaptação, mesmo quando optar por um novo serviço. Por exemplo, se um cliente que tem o cartão de crédito Latam quiser ser correntista Personnalité. Com uma simples aprovação, ele vê a interface do aplicativo mudar e passa a ter acesso à nova gama de serviços.

No teste piloto, que conta com a colaboração de 15 mil clientes, 98% daqueles que iniciaram a sua jornada no aplicativo permaneceram e seguiram com ela até se tornarem clientes. O desempenho inicial é considerado altamente positivo. Estevão Lazanha, diretor de canais digitais e beyond banking do Itaú, admitiu que a equipe tem se esforçado para não ficar otimista demais, durante coletiva de imprensa realizada em uma das sedes do banco em São Paulo, nesta quinta-feira, 4. Além dele, estavam João Araújo, diretor de negócios, plataformas e experiências digitais do banco, e Rubens Fogli, diretor de cartões, contas e pagamentos.

Além de englobar um significativo número de usuários, a ferramenta passa a ter uma interface mais amigável, baseada no perfil de cada cliente e com o auxílio de inteligência artificial. Para fazer com que todos os serviços tivessem a mesma cara, foi criado um framework que pudesse ser replicado. “Na implementação, usamos um guia e fizemos um check-list para que todos os times respondessem, sendo que cada resposta possui inúmeros critérios”, explicou Lazanha. O novo padrão deve facilitar o dia a dia dos desenvolvedores do Itaú, que não terão mais que replicar funções em diferentes aplicativos.

A página principal passa a ter ferramentas que dialogam com o cotidiano do usuário e com o que o motivou a ter uma relação com o Itaú, seja o cartão de crédito, uma conta corrente ou uma tag. O banco tem como intuito ofertar o que chama de jornada integrada, exibindo outras soluções que vão de encontro ao que o cliente está precisando naquele momento. “No caso de um cliente que solicitou um cartão, ele não estará mais fazendo um cadastro da forma de pagamento, mas do Itaú. O mesmo vale para o aplicativo, ou seja, ele passará a utilizar o app do Itaú”, disse Araújo.

Visualmente, cartões, pagamentos, crédito e investir dinheiro terão os chamados hubs, áreas específicas dentro do aplicativo, com fácil leitura. Informações como lançamentos futuros, fatura atual e sua comparação com anteriores, além das funções de parcelamento de compra à vista e pagamento antecipado, estão mais evidentes. O usuário agora pode também visualizar os gastos com cartão de crédito com gerenciamento gráfico.

Hub de Cartoes

Novo hub de cartões do aplicativo Itaú tem como foco facilitar a visualização. (Foto: Divulgação Itaú)

Serviços com maior funcionalidade

Outros avanços no banco estão relacionados às possibilidades dentro do cartão de crédito, que pode ser usado como pagamento para transferências via Pix, permitindo o seu parcelamento e o de compras feitas à vista. Quem tem mais de um cartão, ainda pode transferir os limites disponíveis entre eles. Tudo isso com rápido processamento, o que viabiliza acompanhar os gastos em tempo real.

Pix Credito

Cliente Itaú pode fazer transferência Pix, utilizando o cartão de crédito. (Foto: Divulgação Itaú)

Em meio a isso, o Itaú também aposta na simplificação do planejamento financeiro. Os clientes podem agora ter diferentes saldos, de forma bastante semelhante ao que é oferecido em alguns bancos digitais, com 100% de rendimento CDI. Esse dinheiro guardado é útil para quem deseja aumentar o limite do cartão de crédito, mas a função só deve ser liberada posteriormente.

Guardar Dinheiro

Função Guardar Dinheiro permite que usuário defina onde e quanto poupar, conforme suas necessidades. (Foto: Divulgação Itaú)

Outra funcionalidade nova é a definição de limites para gastos mensais, em que a pessoa estipula quanto quer gastar com determinada despesa e, caso ultrapasse este teto, o aplicativo a alerta. A inteligência artificial também ganha maior espaço e passa a alertar o usuário sobre contas a vencer. Ao clicar sobre o alerta, ele é direcionado imediatamente para o pagamento da despesa.

Ao longo do mês de julho até o final de agosto, todos os clientes Itaú terão o aplicativo atualizado e com acesso às novas funcionalidades. Toda essa transição terá um tour guiado, para que o usuário possa aprender a navegar pela nova interface. No superapp, o login também será unificado, através do CPF e senha de seis dígitos.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!