No sábado, 6, o início da operação comercial do 5G no Brasil completa dois anos. Atualmente, a tecnologia de rede móvel de quinta geração está presente em 589 municípios, acumula 27,9 milhões de linhas em serviço e registra mais de 1 milhão de novos acessos por mês.
De acordo com a Conexis, entidade que representa as grandes operadoras de telecomunicações do País, as empresas que venceram o leilão de 5G cumpriram 70% do cronograma de implantação previsto para 2025. Atualmente, o 5G está ativo em pelo menos uma das operadoras em todas as cidades com mais de 500 mil habitantes.
A Anatel prevê obrigações para o 5G até julho de 2030. Até lá a tecnologia deverá estar presente em todas as cidades brasileiras e em mais 1,7 mil localidades não sedes.
No entanto, a Conexis aponta para a importância para a aprovação das Leis Geral de Antenas, que acelera o processo de instalação de antenas e infraestrutura de rede nos municípios. De acordo com levantamento do Conecte 5G, menos de 10% dos municípios brasileiros têm leis de antenas em conformidade com a legislação federal. São 501 cidades com leis alinhadas à Lei Geral de Antenas.