A MediaTek tem uma posição forte em fixed wireless access (FWA) 5G, mas o seu vice-presidente de vendas e novos negócios para Estados Unidos e América Latina, Russ Mestechkin, acredita que a tecnologia está em seus “primeiros momentos”.
Em conversa recente com Mobile Time, o executivo explicou que vê potencial para o FWA com nômades digitais e em áreas rurais. Deu como exemplo a pareceria que a fornecedora de chips tem com a operadora T-Mobile somando 8 milhões de conexões.
O executivo prevê que o salto do FWA 5G será com a tecnologia RedCap (capacidade reduzida), por reduzir a complexidade e os custos da solução. Isso também colabora para o avanço em outras aplicações, como modems e wearables.
Vale lembrar, a MediaTek e a Ericsson realizaram com êxito no último mês de junho um teste de RedCap.
OpenRAN e IoT
Em padrão de rede aberta, Mestechkin lembra que a MediaTek tem uma parceria com a Dish Network, uma empresa que montou a primeira rede standalone (SA) 5G com OpenRAN e rede baseada na nuvem. Mas acredita que a tecnologia é um desafio, como a responsabilidade e a maturidade para todos os players envolvidos, uma vez que o sistema de rede deixa de envolver apenas um fornecedor e passa a ter múltiplos vendors.
Em Internet das Coisas industrial, o executivo afirmou que o desafio ainda é o custo. Com parceiros como Honeywell e Zebra em IoT, a empresa vê que o avanço da tecnologia para o Wi-Fi 7 deve acontecer com um grande ciclo de troca de equipamentos de rede e implementação de dispositivos conectados nas empresas.