Aproximadamente a metade (49%) dos atendimentos de consultores da farmacêutica Hypera para o segmento B2B feitos com apoio do copiloto Zeca se converteram em vendas, em sua adesão inicial entre novembro e dezembro do ano passado. A informação foi apresentada por Laerte de Souza Junior, fundador e CEO da Zeca, durante o Fórum E-commerce Brasil nesta quarta-feira, 31.
Neste mesmo período, a solução com inteligência artificial colaborou para aumentar em 2,7 vezes as vendas, se comparado com as pessoas que não usaram o assistente digital. A acurácia nas respostas chegou a 95% em seis semanas.
Por meio do WhatsApp, o copiloto ajuda a transcrever áudio, mensagem de texto, arquivo PDF ou até imagens (lista escrita à mão, por exemplo) de pedidos de produtos enviados pelas farmácias ao vendedor da farmacêutica e responde como um pedido de compras para o e-commerce B2B da Hypera. Isso acontece em português e com compreensão de diversas ramificações regionais, como sotaques.
A ideia do copiloto é ajudar o vendedor a manter contato com toda a sua carteira de clientes (120 farmácias, em média), em especial para renovar os estoques de medicamentos dos pequenos comerciantes que não recebem tanta visita de campo, como explicou Bruno Balduccini, head de e-commerce de B2C e B2B da Hypera.
A solução foi testada primeiro com uma base de consultores que são considerados early adopters de tecnologia. Esses profissionais foram transformados em vendedores híbridos, ou seja, consultores que trabalham com clientes via meio digital e físico.
Depois dos primeiros testes, a tecnologia foi ampliada para o restante da força de vendas. Segundo Balduccini, o copiloto Zeca colaborou para o mês de julho ter o melhor resultado de vendas do ano mesmo com a equipe de profissionais em férias coletivas.
Como funciona o copiloto da Hypera
Souza Junior explicou que o copiloto foi feito com um pequeno modelo de linguagem (SLM) dedicado à Hypera, o Classified, que entrou no lugar do grande modelo de linguagem (LLM), que era mais pesado em latência e custo. O Classified é uma ferramenta que analisa o conteúdo recebido pelo vendedor e encaminha para a tecnologia que melhor analisa o conteúdo, como:
- Imagem com Gemini do Google;
- PDF com Azure da Microsoft;
- Texto e o áudio são com modelo de fine-tuning.
Após passar pelas funcionalidades, o Classified tem agentes (de catálogo e validação) que analisam os dados, fazem a busca semântica ou sintática e distribuem as demandas. O CEO da Zeca afirmou que, na prática, os agentes fazem uma busca por um produto, priorizam e segmentam com base nas regras de negócios e histórico do cliente, definem o produto certo que o cliente pediu e dão o resultado.
Para o futuro, Souza Junior afirmou que os vendedores poderão fazer perguntas ao robô. Por exemplo: ‘como melhorar um lead?’ ou ‘como recuperar o cliente?’. Ou seja, o papel do copiloto será mais consultivo.
Imagem principal: Bruno Balduccini, head de e-commerce de B2C e B2B da Hypera (de blazer preto) e Laerte de Souza Junior, fundador e CEO da Zeca (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)