O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) enviou nesta quinta-feira, 8, ofícios para Apple e Google com a solicitação para que as empresas aumentem a segurança dos usuários no acesso aos aplicativos de e-mail instalados em dispositivos móveis. A medida faz parte de ações do programa Celular Seguro, ferramenta proposta pela pasta contra roubo e furto de celulares.

Os ofícios foram assinados pelo secretário-executivo do MJSP Manoel Carlos de Almeida Neto.

Argumentos

Neto argumenta que o celular é uma extensão da vida particular do cidadão e, por isso, o dispositivo precisa de uma camada extra de proteção por biometria (dedo ou rosto) e senha já que uma das primeiras ações do assaltante após o roubo é usar o correio eletrônico da vítima para encaminhar um link de recuperação das senhas dos aplicativos bancários. E os emails não pedem senha adicional ou biometria.

Celular Seguro

Vale lembrar que a iniciativa do MJSP Celular Seguro entrou numa nova fase em 1 de agosto, com o lançamento de um grupo de trabalho que produzirá um protocolo nacional de recuperação de celulares furtados ou roubados. O GT tem 90 dias para apresentar um documento com sugestões para que 11 estados participantes do projeto piloto implementem a medida. Após esta fase de testes, a ideia é que ela seja escalada para todo o País.

Nesta nova fase do Celular Seguro, as pessoas podem escolher entre fazer o bloqueio completo (do aparelho/IMEI, aplicativos e chip) ou escolher entre bloquear apenas os apps e o chip, permitindo, assim, a recuperação do aparelho.

No Modo Recuperação, o Celular Seguro será informado de forma automática pelas operadoras de telefonia sempre que um novo chip for instalado no aparelho roubado ou furtado, o que permitirá a ação das polícias estaduais, a partir da implantação do Protocolo Nacional.

Procurada, a Apple disse que não vai comentar o assunto no momento. Google ainda não retornou a este noticiário. O espaço está aberto.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!