O USSD (Unstructured Supplementary Service Data, ou dados de serviço suplementar não estruturado) é o segundo meio mais utilizado pelos clientes da Claro para serviços de autoatendimento, atrás apenas do app Minha Claro. De acordo com o diretor de tecnologia e transformação da operadora, Albervan Luz, 50% dos MAUs (usuários ativos mensais, em português) que contactam a companhia o fazem pelo app Minha Claro Móvel (Android, iOS), e 20%, por USSD. O WhatsApp vem em terceiro lugar,  com 15%.

Durante o Super Bots Experience 2024, o diretor da operadora explicou que o “USSD é ainda um produto digital bastante utilizado pelos clientes, principalmente pelo segmento pré-pago”. A função tem a vantagem de usar apenas a rede de voz, sem depender de conexão com a Internet. Isso significa que funciona em redes 2G, que ainda é a única tecnologia disponível em muitas cidades do Norte e do Nordeste.

Claro é cuidadosa com IA

Segundo Luz, a empresa tem hoje uma estratégia multicanal. Embora a inteligência artificial tenha sido incorporada e testada para soluções de problemas, ele avalia que ainda é uma fase de experimentação, em que é preciso verificar o que dá certo. A operadora tem optado por não se apressar em relação a movimentos do mercado. Outro exemplo é a unificação de apps.

Albervan Luz, diretor de tecnologia e transformação da Claro. Foto: Marcos Mesquita

 

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