A Buser (Android, iOS) lançou atendimento online em Libras (Língua Brasileira de Sinais), para atender pessoas com deficiência auditiva. O serviço está disponível no site da empresa de viagens rodoviárias e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. O acesso é gratuito.
Ao clicar no botão “SAC Libras”, é aberta uma videochamada. Um intérprete de Libras aparece na tela. Ele faz a ponte para a comunicação entre o consumidor com deficiência auditiva e um atendente da Buser, traduzindo de Libras para o português e vice-versa. O serviço foi desenvolvido em parceria com o ICOM, empresa especializada na tradução simultânea para Libras.
De acordo com dados do IBGE, cerca de 5% da população brasileira, ou 10 milhões de pessoas, têm alguma deficiência auditiva, sendo 2,7 milhões completamente surdos. No entanto, apenas 1% dos sites brasileiros na Internet estão acessíveis em Libras.
Foto no alto: intérprete de Libras do ICOM (Crédito: divulgação)