A USP e o governo do Estado de São Paulo devem pedir frequência para desenvolvimento de uma rede privativa 5G. Durante o lançamento do Observatório de Transformação Digital do Estado de São Paulo nesta quinta-feira, 15, o deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT-SP) confirmou a iniciativa estadual.

Para Mobile Time, o deputado informou que a partir do Inova USP, que administra a iniciativa do Observatório, deve ser pleiteada uma frequência junto à Anatel. E a rede cobriria a universidade e outras regiões do Estado. “Seria uma rede (celular) do estado de São Paulo. Uma rede da USP em parceria com a Anatel, via Inova USP”, disse Marcolino. “A USP passaria a produzir e gerir a rede”, disse Marcolino.

Ainda segundo Selma Migliori, presidente da Abese, a rede 5G privativa será necessária para o projeto de observabilidade de transformação digital do estado que trafegará dados do governo estadual e de prefeituras participantes para entender como está a transformação digital e seus impactos locais.

Imagem principal: Deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)