O Brewteco, restaurante carioca especializado em chope artesanal, lançou uma chopeira conectada, para que os próprios clientes possam se servir, com pagamento pelo celular (veja imagem acima).

A chopeira é composta de seis torneiras numeradas, cada uma com um chope diferente. Debaixo delas há um QR code que, quando escaneado pelo celular, leva para uma página na qual o cliente cria uma conta digital para o serviço. Nela, o usuário define quanto quer carregar de crédito para consumo de chope, gerando um código de copiar e colar para fazer um Pix.

Uma vez com saldo na conta, basta informar, na mesma página, qual torneira quer usar. A torneira escolhida acende uma luz verde e aí o usuário pode tirar o chopp à vontade. Copos limpos estão à disposição em uma prateleira abaixo da chopeira. O preço do chope é exibido em 100 ml, mas o sistema debita de maneira proporcional ao volume que for tirado. Ou seja, se o cliente quiser tirar uma pequena amostra só para provar, vai pagar o equivalente àquele volume. Quando o saldo é esgotado, a chopeira trava automaticamente. O sistema é provido pela Zapizi.

A chopeira conectada está disponível na unidade do Brewteco localizada na praça Santos Dumont, na Gávea, no Rio de Janeiro.

Crédito da foto: Fernando Pasiva/Mobile Time