A Opera recentemente lançou a nova versão de seu navegador para iOS. Batizado como One, o app tem a assistente Aria com inteligência artificial generativa embarcada e é apresentado como um aplicativo AI-centric. E, vale dizer ainda que o browser e sua inteligência artificial funcionam em português.
O app tem funções de destaque como VPN, ad blocks, conexão com computador (flow) e modo privado, além de um design simples e minimalista. Mas a Aria é o principal diferencial do navegador.
Aria é rápida. Faz equações matemáticas, gera imagens, resume textos longos e faz pesquisas. Mas o mais importante é que a solução é bem fácil de mexer. Uma tela de prompt simples para receber os pedidos via texto e voz, sugestões de pesquisas que podem ser remetidas ao Google que ficam acima da caixa de pergunta.
Além disso, Aria tem três botões básicos na parte superior:
- Botão ‘+’ com sugestões de perguntas;
- Menu com histórico das perguntas;
- Configurações.
O forte do novo Opera: geração de imagem
A Opera reforça em seu browser que “as respostas da IA podem ser imprecisas ou enganosas”. Mas a solução que mais gostei de usar foi a de geração de imagem. Mas tem que saber pedir e descrever, sem violar os termos de serviços.
Ainda não há previsão de sair para Android.
Imagem principal: Tela do navegador Opera One (divulgação)