O mercado global de relógios e pulseiras inteligentes (wearables) teve um crescimento modesto de 0,2% no segundo trimestre de 2024, com total de 44,3 milhões de unidades enviadas ao varejo, reporta a Canalys. Por outro lado, os relógios básicos (basic watches) registraram aumento de remessas de 6% ano contra ano, graças aos avanços de Huawei e Xiaomi. As duas representam 48% do market share entre os vestíveis de pulso. Já as remessas dos relógios inteligentes (smartwatches) permanecem sem alterações no período, com os crescimentos de Samsung, Garmin, Huawei e Google compensando o declínio da Apple. Os embarques de pulseiras básicas continuaram em tendência de queda, caindo 14% ano a ano.
De acordo com a Canalys, os fornecedores de wearables estão diversificando cada vez mais seus portfólios para capturar novas oportunidades, focando em novos segmentos, tecnologias e software. Os fornecedores do ecossistema de dispositivos passaram a explorar relógios com eSIM habilitados para 4G/5G, visando expandir suas parcerias com operadoras e novas fontes de receita.
A adoção de relógios habilitadas para celular permaneceu modesta em 45% no segundo trimestre de 2024, embora esteja despertando crescente interesse tanto dos fornecedores quanto das operadoras. A assinatura celular gratuita por dois anos no novo Pixel Watch 3 nos EUA, por meio do Google Fi, servirá como um teste crítico dessa estratégia.
Smartwatches
Os embarques dos smartwatches voltaram a crescer após três trimestres seguidos de queda, porém de forma bem modesta (+0,1%) ano contra ano. A exceção foi a Garmin, que registrou incremento de 16% nos embarques.
Para o segundo semestre
A empresa de análise de mercado prevê para a segunda metade do ano crescimento de dois dígitos no embarque de smartwatches, impulsionado pelos lançamentos de Google, Apple e Samsung.
Também é esperado um aumento contínuo no segmento de relógios básicos, com fabricantes como Xiaomi e Huawei precisando manter preços agressivos enquanto adicionam mais recursos premium para atrair os consumidores.
De acordo com a empresa de análise de mercado, as categorias de smartwatches e relógios básicos podem começar a canibalizar uns aos outros à medida que miram cada vez mais em recursos e mercados semelhantes.
Para evitar isso, os fornecedores de smartwatches devem introduzir novos diferenciais ou casos de uso, como controles por gestos ou integração com IA generativa que aproveitam o poder de computação superior dos smartwatches.
Como a Canalys classifica os wearables
Os vestíveis são separados por basic bands, basic watches e smartwatches.
Basic Bands: São pulseiras de atividade ou fitness que geralmente oferecem funções básicas, como monitoramento de passos, calorias queimadas, qualidade do sono e, em alguns casos, a frequência cardíaca. Elas têm uma interface simples, normalmente sem aplicativos adicionais.
Conectividade: Podem se conectar a smartphones via Bluetooth para sincronizar dados, mas não possuem conectividade própria.
Basic Watches: São relógios digitais com funcionalidades um pouco mais avançadas que as basic bands, mas ainda limitadas. Eles podem incluir monitoramento de atividades físicas e saúde, além de algumas notificações básicas, como alertas de chamadas ou mensagens. No entanto, eles não rodam um sistema operacional completo como os smartwatches, mas pode haver alguma conectividade com o telefone celular.
Design: Muitas vezes têm um design mais próximo de um relógio tradicional, com menos ênfase em recursos interativos.
Smartwatches: São dispositivos mais avançados, que rodam um sistema operacional completo (como watchOS ou Wear OS), que permite a instalação de aplicativos de terceiros, uso de assistentes de voz, e acesso a uma variedade de funções, como pagamento por aproximação, navegação por GPS, e monitoramento de saúde mais sofisticado.
Conectividade: Podem ter conectividade própria (como LTE) e funções independentes do smartphone, como fazer e receber chamadas, ouvir música, entre outras.
Os principais fabricantes
Com relação à participação nos embarques globais de wearables por categoria no segundo trimestre, a Apple se manteve na liderança no mercado de smartwatches, com 49%. Em seguida, estão a Samsung (15%), Garmin (11%) e Huawei (7%). Google está na quinta posição, com 4% de mercado.
Já no segmento de basic watches, a Huawei lidera com 15% de participação, seguida por Xiaomi (13%), Noise (11%) e Fire Bolt (11%).
Já entre basic bands, a Xiaomi lidera, com 40%. A Huawei está distante, com 23% de mercado, seguida por Google (10%), Samgung (6%) e HONOR (2%).