Para 2024, a previsão da IDC é que as remessas globais de smartphones cresçam 5,8% ano contra ano, chegando a 1,23 bilhão de unidades. Com um primeiro semestre bastante positivo – com aumento de 12% no primeiro trimestre e de 9% no segundo – a empresa de análise de mercado acredita que esses resultados trouxeram “otimismo renovado” e o segundo semestre deverá manter o mesmo ritmo.

Smartphones Android acessíveis continuam a crescer rapidamente em mercados emergentes após dois anos difíceis. E nos mercados premium a adoção de dispositivos com GenAI gera entusiasmo na indústria.

De acordo com IDC, o crescimento resultante para Android este ano será nove vezes mais rápido do que o iOS (7,1% X 0,8%). A concorrência mais forte na China é o motivo pelo qual a Apple terá um resultado mais modesto. Porém, a analista de mercado acredita que os números podem mudar com as repercussões do lançamento do iPhone 16, que acontece em setembro, e os casos de uso da IA generativa embarcada nos dispositivos.

Projeção da IDC para a Apple

De todo modo, a projeção da IDC para a Apple em 2025 é de um crescimento de 4% ano a ano por conta do Apple Intelligence.

A IDC estima um crescimento de 344% para smartphones com IA generativa, capturando 18% de market share até o final de 2024, à medida que a maioria dos flagships adote alguns recursos com essa tecnologia.

No entanto, esses smartphones não serão baratos neste primeiro momento, sendo mais do que o dobro do custo de handsets sem IA generativa.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!