O PicPay (Android, iOS) registrou R$ 56,6 milhões de lucro líquido no segundo trimestre de 2024, informa em seu balanço financeiro. O resultado é quase 26 vezes maior que o obtido no mesmo período do ano passado: R$ 2,17 milhões. O lucro trimestral foi maior que o registrado no ano de 2023 inteiro. A receita, por sua vez, cresceu 55% em um ano, passando de R$ 802 milhões no segundo trimestre de 2023 para R$ 1,24 bilhão em igual período deste ano.
A instituição financeira também diversificou suas fontes de receita. No último ano, a carteira digital correspondia a 80% da receita líquida, agora, representa 56%. Isso porque os serviços financeiros tiveram um aumento significativo e passaram a representar 37% do faturamento. No entender do PicPay, a mudança é parte da sua evolução, pois passou de carteira digital a plataforma financeira, ofertando cartões de crédito, empréstimos e seguros ao seu portfólio. Somente os cartões oferecidos pela plataforma movimentaram quase R$ 190 bilhões no semestre, um aumento de 66%.
O patrimônio líquido também apresentou resultado positivo, ao crescer em torno de 17,6% nos primeiros seis meses deste ano. Já a margem financeira líquida subiu 135% e alcançou R$ 581 milhões.
Números dos usuários e atendimento
Ainda no documento divulgado nesta quinta-feira, 29, foi constatado que a receita média por usuário cresceu ao longo do trimestre e atingiu R$ 34,60, aumento de 50%. Já o número de clientes ativos subiu 10% em um ano, chegando a 36 milhões de usuários, enquanto as contas digitais passaram dos 56 milhões. No que tange os cartões de benefícios, a empresa passou a atender 200 mil funcionários.
O uso de inteligência artificial generativa nos atendimentos também rendeu impacto positivo. Segundo o PicPay, em torno de 60% dos atendimentos foram resolvidos sem precisar de ação humana. Por outro lado, a inadimplência foi de 3,94%, com atrasos compreendidos entre 15 e 90 dias.