O Android e o Google Play colaboraram com a criação de 330 mil vagas de empregos para o mercado brasileiro em 2023, um aumento de 38% se comparado com as 238 mil posições criadas em 2022. A informação é do relatório de impacto econômico do Google divulgado nesta semana.

Feito em parceria com a Access Partnership, o estudo da companhia reforça que as novas vagas vieram pelo crescimento econômico das empresas no ecossistema móvel brasileiro.

No geral do seu impacto financeiro, o Google estima que colaborou com R$ 188,5 bilhões para a economia brasileira, um incremento de 23% contra R$ 153 bilhões ao ano anterior. Por região, o montante avaliado ficou distribuído da seguinte forma:

  • Sudeste contribuiu com R$ 93,5 bilhões;
  • Sul com R$ 33,9 bilhões;
  • Nordeste com R$ 32,2 bilhões;
  • Centro-oeste com R$ 17,7 bilhões;
  • Norte com R$ 11,2 bilhões.

Vale dizer que nos anos anteriores não havia a divisão por localidade.

Impacto direto

Desse total de R$ 188 bilhões, R$ 34 bilhões foram em benefícios aos usuários do Google Workplace (Drive, Fotos, Documentos, Planilhas, Apresentações), uma alta de 9,5% contra R$ 31 bilhões de um ano antes. Como benesses ao consumidor, a empresa lista otimização de tempo para gerar tarefas, ações colaborativas e reuniões online que renderam uma economia de 265 horas aos consumidores locais, um incremento de uma hora ante 264 horas de 2022.

Desde 2018, a Partnership atua com o Google na confecção do relatório que considera dados internos (ROI de publicidade, revenue share e benefícios econômicos aos usuários de suas soluções), além de informações públicas sobre o ano anterior.

Imagem principal: Arte de Nik Neves para Mobile Time