Uma startup de Araçatuba chamada U-All Solutions desenvolveu uma solução de mobile marketing que combina acesso Wi-Fi com comunicação via WhatsApp. Presente em mais de 20 mil pontos de acesso Wi-Fi de redes como Rei do Mate, Hilton, Postos Ipiranga e Fogo do Chão, sua base passa de 9 milhões de usuários cadastrados e vem crescendo rapidamente, a uma média de 300 mil pessoas por mês.

A proposta de combinação das duas tecnologias possibilita uma experiência inovadora. Ao entrar em um estabelecimento com U-All, o cliente é estimulado a se conectar gratuitamente à rede de Wi-Fi local para ter uma experiência diferenciada. Na primeira conexão, é solicitado ao cliente o preenchimento de um cadastro curto, com dados como nome, gênero e número do telefone. Depois disso a comunicação passa a acontecer via WhatsApp. Se for um restaurante, o cardápio é enviado pelo app de mensageria. Se for uma academia, o cliente pode receber a série para o treino do dia. Ao longo da sua permanência, o usuário pode receber também promoções específicas. E depois de deixar o local, se desconectando da rede, recebe uma pesquisa de NPS. Se demorar muito tempo para voltar à loja, pode ser programada uma campanha para estimular seu retorno.

A partir da segunda visita, o cadastro não é mais necessário. O cliente é reconhecido pelo seu dispositivo e a comunicação é iniciada automaticamente no WhatsApp. A solução pode ser integrada ao CRM do estabelecimento comercial, deixando a comunicação mais personalizada.

Tudo é controlado através de um painel web pela equipe de marketing do estabelecimento, que pode preparar campanhas segmentadas por gênero, tipo de device, consumo etc. O disparo de mensagens para WhatsApp é feito por meio de um BSP parceiro.

“Estamos fazendo testes em um restaurante com inteligência artificial no WhatsApp. O bot pode perguntar como está seu dia, e te direcionar produtos que tenham relação com a sua resposta. Se estiver de dieta, indica produtos com poucas calorias, por exemplo”, conta Rodrigo Antunes, fundador e CEO da startup, em conversa com Mobile Time.

Cabe destacar que a U-All trata a sua rede como uma comunidade. Se o cliente já se cadastrou no Wi-Fi de um estabelecimento com U-All, não precisa fazer isso de novo em outro. Só precisa autorizar o compartilhamento de dados com a nova empresa.

U-All Solutions

Resultados e modelo de negócios do U-All Solutions

A comunicação feita através da U-All registra uma taxa média de 73% de resposta, afirma Antunes. No Rei do Mate, o tíquete médio aumentou 33% após a implementação da solução. E uma rede de academias conseguiu aumentar em 37% as vendas em sua loja de suprimentos com promoções enviadas pelo U-All.

O modelo de negócios é de software as a service (SaaS). É cobrada uma mensalidade por loja de acordo com a quantidade de pontos de acesso. O custo de envio de mensagens para o WhatsApp é cobrado à parte.

A U-All surgiu em 2017. A empresa está passando agora por uma rodada de investimento na qual deseja levantar R$ 5 milhões para ajudar em um sprint de crescimento, diz Antunes.

Ilustração: Nik Neves para o Mobile Time

 

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