Historicamente, aplicativos móveis de VPN não figuram entre os 100 mais baixados no Brasil. Alguns conseguiam, na melhor das hipóteses, fazer parte da lista dos 1 mil mais baixados. Porém, isso mudou desde o bloqueio do X no Brasil. Nos três primeiros dias de setembro, alguns apps focados nesse serviço registraram um aumento significativo de downloads. Três deles agora estão na lista dos 100 mais baixados do País, somando App Store e Google Play: Proton (Android, iOS), Super (Android, iOS) e Nord (Android, iOS). Os dados foram obtidos por Mobile Time com a AppMagic.
O Proton somou 138 mil downloads entre 1 e 3 de setembro, sendo o 43º app mais baixado no Brasil nesse período. Trata-se de um salto de 485 posições em comparação com os três primeiros dias de agosto. Em seguida vêm o Super (131 mil downloads) e o Nord (119 mil downloads), ocupando respectivamente a 45ª e a 55ª posições no ranking da AppMagic.
Esses três apps vêm registrando quase 40 mil downloads por dia no país. Antes do bloqueio, o melhor desempenho era do Super, com aproximadamente 10 mil instalações diárias.
VPN e o X
As VPNs são uma forma de acessar o X no Brasil. A tecnologia mascara a localização do usuário, fazendo com que seu acesso apareça como vindo de outro país. Além de apps específicos como os citados aqui, essa tecnologia está disponível como funcionalidade dentro de navegadores, antivírus e até em configurações de sistemas operacionais, como o iOS.
Vale lembrar que o STF estabeleceu uma multa diária de R$ 50 mil para quem acessar o X no Brasil através de qualquer subterfúgio tecnológico.
Ilustração: Nik Neves para Mobile Time