A ServiceNow lançou nesta terça-feira, 10, a plataforma Xanadu de inteligência artificial generativa embarcada para atuar em missões críticas do segmento corporativo, como operações de segurança (SecOps) e de fornecimento e aquisições (procurement and sourcing, no original em inglês).

Integrado ao Microsoft Copilot, o Xanadu expande as funcionalidades do Now Assist, a plataforma de IA generativa da Service Now que automatiza funções manuais.

Na prática, isso inclui:

  • Now Assist para equipes de SecOps resumirem, interagirem e automatizarem ações para priorizar eventos de segurança via prompt;
  • Now Assist para finanças e supply chain com foco em automação de processos;
  • Now Assist para operações de sourcing and procurement também com foco em automação de processo, como iniciar uma solicitação de aquisição via prompt.

Esse arcabouço de ferramentas de IA é fortalecido por ferramentas como o kit de criação de funções do Now para tarefas especificas com IA generativa, visualização de dados gerados com a plataforma e geração de respostas automáticas para atendimento.

As soluções do Xanadu já estão disponíveis para o mercado corporativo, em especial para empresas de telecomunicações, mídia, tecnologia e serviços financeiros, além do setor público. Essas áreas também ganham variações do Now Assist a partir de automações de funções manuais.

Outras atualizações da ServiceNow

ServiceNow

Agentes de IA do ServiceNow (divulgação)

Além do Xanadu, a companhia informou que pretende integrar as soluções de Agentes de AI (também conhecidos como ‘copilotos’) para a plataforma Now. Disponível a partir de novembro deste ano, os primeiros casos de uso são de atendimento ao cliente e de gerenciamento de serviços de TI.

A ideia da ServiceNow é escalar a utilização dos agentes entre as empresas que precisam dar um apoio adicional de IA generativa aos seus atendentes humanos, de modo que reduza o tempo e aumente a produtividade.

Outros modelos devem ser lançados no próximo ano.

A título de curiosidade, Xanadu era a antiga capital do império mongol de Klubai Kahn, neto de Gengis Khan. Também dá título a um filme musical dos anos 1980.