A Anatel está programando o lançamento oficial do Stir Shaken para outubro deste ano. A informação foi compartilhada pelo superintendente de controle de obrigações da agência reguladora, Gustavo Borges, durante evento organizado pela ABBC (Associação Brasileira de Bancos) nesta terça-feira, 10.
Durante sua apresentação no evento, Borges reforçou que o Stir Shaken mudou para ‘Origem Verificada’ para ficar mais compreensível à população e ao mercado. Assim como adiantado por Mobile Time, o superintendente também explicou que a tecnologia tem mais de 30 milhões de ligações em um período de testes do começo do ano até agosto. Borges explicou que esses testes têm carácter laboratorial e a maioria deles são de interconexões entre as operadoras, além de provas feitas por bancos, seguradoras e participantes.
Para esta publicação, o representante da agência respondeu que espera uma grande adesão de fabricantes de smartphones no último trimestre do ano, a partir de outubro. Importante dizer, a compatibilidade dos terminais é vista como o grande desafio do Origem Verificada, uma vez que para estar apto para o recebimento de chamadas com o selo de confirmação da empresa e o número validado é preciso que o device seja compatível com essa tecnologia.
Além da grande adesão dos fabricantes prevista para o último trimestre de 2024, Borges acredita que haverá entrada de mais empresas a partir da divulgação do lançamento da funcionalidade de número verificado em outubro.
0303 na Anatel
Em paralelo ao Stir Shaken, Borges revelou ainda que a Anatel ampliou o uso do código 0303 para todas as empresas que registrem mais de 10 mil ligações dia. Essa medida foi aprovada pela agência na última segunda-feira, 9, e passa a vigorar a partir do próximo dia 5 de janeiro de 2025.
Ou seja, a regra que antes era obrigatória para empresas de vendas passa a valer para todo o setor de atendimento ao cliente, como empresas que fazem cobranças ou pedem doações por telefone. Ainda assim, 10% das ligações das empresas com 0303 podem ser feitas por números normais.
Quem não se adequar até o começo do próximo ano terá suas chamadas bloqueadas. O superintendente da agência reguladora afirmou que ficam livres do 0303 as empresas que adotarem o Origem Verificada.
Nesse arcabouço de ações do Origem Verificada, a Anatel deve entrar a partir de outubro com:
- Medida cautelar para suspender empresas reguladas que deixam passar ligações fraudulentas após 15 dias do primeiro aviso;
- Fim do uso de números randômicos de números celulares de call centers;
- Criação de canal de denúncia dos bancos sobre lotes de chamadas irregulares;
- Apoio das forças de segurança para atuar com ações de combate ao crime quando identificadas ações fraudulentas.
Vale dizer, a adesão ao Stir Shaken é voluntária. Mas seu objetivo é ajudar no combate a fraudes e chamadas abusivas, especialmente o golpe das falsas centrais telefônicas.
MobiMeeting
Gustavo Borges vai apresentar o roadmap do projeto Origem Verificada no seminário MobiMeeting, organizado por Mobile Time, que acontecerá no dia 30 de outubro, no WTC, em São Paulo. A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.mobimeeting.com.br
Imagem principal: Gustavo Borges, superintendente da Anatel (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)