A IHS Brasil atingiu a participação de mercado de 12% em torres no final de 2023, superando suas estimativas de construção de sites no País. A I-Systems (joint venture com a TIM) cobre cerca de 8,8 milhões de residências, percorrendo aproximadamente 23,7 mil quilômetros de rede. Na última contagem, em junho, a empresa tinha quase 8 mil torres em seu portfólio.
Vale dizer que a I-Systems opera em 41 das maiores cidades de nove estados brasileiros.
Atualmente as duas empresas oferecem uma série de soluções projetadas para expandir o alcance digital. A IHS, por exemplo, desenvolve Soluções de Nível de Rua (SLS, na sigla em inglês) para centros urbanos com alta densidade populacional e espaço físico limitado. A companhia contribuiu também para a instalação de novas tecnologias de Sistemas de Antenas Distribuídas (DAS, na sigla em inglês) para a cobertura interna de aeroportos, metrôs, shoppings, entre outros espaços.
Como a expansão do 5G depende de uma grande quantidade de antenas – bem maior do que para o 4G –, a IHS Systems sugere que para a capacidade de rede ser incrementada, os sites devem se conectar à rede de fibra ótica da I-Systems.