A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) confirmou que está em conversas com Febraban e Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) para aderir ao grupo de trabalho que pretende criar a Estratégia Nacional de Segurança Financeira, como relatou o coordenador de sua comissão de cibersecurity e GT de ações de conscientização sobre golpes e fraudes, Paulo Condutta.

Inicialmente, Condutta explicou que a conversa é para entender como a ABBC pode “colaborar e contribuir de forma aberta” com a iniciativa, de forma técnica. Disse ainda que a associação participa junto da federação e outros grupos no combate ao crime digital.

Vale lembrar, a iniciativa do MJSP e da Febraban foi lançada via acordo de cooperação no final de agosto e tem como objetivo realizar um intercâmbio de informações e conhecimento para combater golpes, fraudes e crimes cibernéticos. Com convites a serem realizados neste mês de setembro, além de ABBC devem ser chamados a participar do GT:

  • B3;
  • Brasscom;
  • Conexis;
  • Zetta;
  • IDV;
  • Google;
  • Meta;
  • Mastercard;
  • Visa;
  • Além de fornecedores de soluções tecnológicas e prevenção às fraudes.

Campanha da ABBC

Nesta terça-feira, 10, a ABBC ainda lançou a segunda etapa da campanha ‘Tem Cara de Golpe’. Criada em 2023, a primeira edição da ação mirou na comunicação e educação da população. Por meio do site e divulgação na imprensa a iniciativa impactou 15 milhões de pessoas nas redes sociais e 370 milhões por meio da imprensa.

De acordo com Sílvia Scorsato, a segunda fase da Tem Cara de Golpe tem 83 instituições participantes, além do Banco Central que sediou o evento de lançamento na primeira e na segunda fase: “A presença do regulador no evento e na coordenação do tema impulsiona as ações das instituições (financeiras) e realiza uma troca muito boa de informações, com as instituições conhecendo e sabendo as diretrizes do regulador. E o regulador conhecendo as principais fraudes, golpes e preocupações do mercado financeiro”, disse.

A partir de 1 de outubro, a segunda parte da ação mira nos casos reais de pessoas que reconheceram golpes financeiros e conseguiram contornar os criminosos. Os consumidores poderão mandar relatos em vídeo selfies de 1 minuto e os cinco melhores poderão ganhar prêmios como iPhones, iPads e fones de ouvido.

Imagem principal: palestrantes que participaram do lançamento da segunda edição do Tem Cara de Golpe (crédito: Vinicius Stasolla/ABBC)