O Ministério das Comunicações iniciou nesta sexta-feira, 13, a Blitz da Telefonia Móvel em Belo Horizonte. A ação, realizada em parceria com a Anatel, pretende medir a qualidade dos sinais 4G e 5G em 20 pontos da cidade.
A medição acontece por meio de seis telefones celulares. Três captam somente o 4G e outros três estão livres para captar todos os sinais – como o 3G, o próprio 4G e o 5G.
Confira os locais por onde a Blitz passará: praças da Assembleia; Carlos Chagas; Santo Agostinho; Liberdade; da Estação, do Cardoso (Serrão); do Papa; UNIBH – Buritis; Cristo Redentor do Milionários; Dr.Célio de Castro; Arena MRV; ExpoMinas; Conjunto IAPI; Estádio Mineirão; Aeroporto da Pampulha; Shopping Estação/Estação Vilarinho; Cidade Administrativa; Aeroporto Confins; Hospital Sofia Feldman; Estádio Independência e Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Depois de fazer as medições, as operadoras são notificadas para definirem um Plano de Ação para a cidade e realizarem melhorias na prestação do serviço. Seis meses após a notificação, a Anatel e o Mcom retornam à cidade para realizar novos testes e avaliar se as empresas implementaram o plano e realizaram melhorias na conectividade.
A Blitz começou em 2023, em São Luís e Cuiabá. Neste ano, já passou por: Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, João Pessoa, Belém, Fortaleza, Natal (RN), Macapá (AP), Teresina, Curitiba, Vitória, Goiânia, Manaus e Maceió. A ação deverá chegar a todas as capitais brasileiras ainda este ano.
Blitz da Telefonia Móvel
A ação faz parte do programa ConectaBR, que estipula os seguintes parâmetros para o cumprimento das empresas de telecom: índice de cobertura das prestadoras de serviço com níveis de qualidade adequados é de 95% (antes era 80%); e a velocidade mínima da Internet móvel do 4G passou para 10 mbps e do 5G, para 100 mbps.
Foto: Herculano Tercius, secretário de Telecomunicações do MCom, durante a Blitz de avaliação das redes móveis no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro. Foto: Isabel Butcher/Mobile Time