O iOS 18, novo sistema operacional para iPhones, foi liberado nesta segunda-feira, 16, para download e funciona para dispositivos iPhone XR, e XS ou os seguintes, assim como para segunda e terceira gerações do handset SE. A novidade oferece mais personalização, segurança aos aplicativos com uso de FaceID para abri-los, além de uma reformulação no app Fotos que promete organizar melhor as imagens.
Vale lembrar que o iOS 18 foi anunciado no último WWDC e, à época, a empresa de Cupertino fez um grande alarde sobre a Apple Intelligence, seu guarda-chuva de soluções que envolvem IA generativa – e que inclusive estará presente na Siri integrada com ChatGPT. Porém, ela só chega no iOS 18.1, com a capacidade de reescrever, revisar e resumir textos longos. A Apple Intelligence também vai gerar resumos de notificações e incluir uma ferramenta de limpeza de fotos. Contudo, a Apple Intelligence só funciona a partir dos iPhones 15 Pro e Pro Max e na linha iPhone 16.
Confira alguns destaques do novo sistema operacional:
Personalização
A nova versão do sistema operacional permite que o usuário personalize a tela inicial do handset com ícones escuros e coloridos, além de um Centro de Controle modular.
Aplicativos e widgets poderão ser organizados em qualquer espaço aberto na tela inicial. Será possível colocá-los acima do dock ou enquadrar de acordo com o papel de parede. Ícones e widgets podem assumir uma nova aparência e eles podem parecer maiores.
O redesenho fornece acesso rápido a novos grupos de controles – aqueles mais usados, por exemplo – como controles iniciais e de conectividade, reprodução de mídia, entre outros. E é possível deslizar facilmente entre um e outro. Será possível ainda adicionar controles de aplicativos de terceiros compatíveis com o Centro de Controle, como, por exemplo, para desbloquear um veículo.
Genmoji
O Genmoji é um recurso de geração de emojis instantânea. Ou seja, não encontrou a melhor reação a alguma mensagem, será possível criar a imagem que melhor convém à mensagem.
A empresa também lança o Image Playground, recurso voltado para iOS 18 que funciona em diferentes apps e no aplicativo dedicado e é capaz de gerar imagens.
Wallet
A novidade da Apple Wallet é que ao inserir um ingresso, a carteira digital apresenta informações relevantes sobre o evento, como detalhes do estádio ou até uma playlist especial para a ocasião.
Game Mode
O Modo Jogo aprimora a experiência com taxas de quadros mais consistentes, especialmente durante longas sessões de jogo, e torna acessórios sem fio como AirPods e controladores de jogos mais responsivos.
Fotos
A Apple deu uma repaginada em seu aplicativo Fotos para ajudar os usuários a encontrar as imagens. Com uma visualização única aparece uma grade familiar e novas coleções ajudam os usuários a navegar por temas sem precisar organizar o conteúdo em álbuns. E as coleções podem ser fixadas para manter os favoritos facilmente acessíveis. Uma nova visualização em carrossel apresenta destaques que são atualizados a cada dia e apresentam pessoas, animais de estimação, lugares favoritos e entre outras opções. Há reprodução automática de conteúdo em todo o aplicativo.
Outros destaques
Os aplicativos Notas e Gravador ganham recursos para gerar transcrições de áudio ao vivo e a Apple apresenta um novo app Senhas.
Como atualizar o iPhone para o iOS 18
A atualização está sendo distribuída e está disponível tanto via OTA (over-the-air) quanto conectando o dispositivo ao computador para uma atualização com fio. O usuário deve acessar Ajustes, no telefone celular, em seguida, Geral e Atualização de Software.
No caso de atualização via computador, o iPhone deve estar conectado via cabo ao notebook. Em seguida, entre no Finder (Mac) ou no iTunes (Windows).
Também é possível atualizar os sistemas operacionais para iPads (iPadOS 18), Apple Watch (watchOs 11) e MacOs (Sequoia 15).