A GSMA lançou o Roteiro de Maturidade da Inteligência Artificial (RAI, na sigla em inglês), documento voltado para a indústria de telecomunicações para que as operadoras tenham ferramentas e orientações para testar e avaliar o uso responsável da tecnologia.

A ideia é que, por meio de abordagens éticas, o segmento acesse oportunidades de mercado com o uso da IA estimadas em até US$ 680 bilhões nos próximos 15 a 20 anos, segundo relatório da McKinsey. O texto da GSMA reuniu abordagens e as combinou com as regulamentações globais existentes, recomendações e padrões de organizações internacionais, como OCDE e Unesco sobre ética em inteligência artificial, de modo que toda a indústria se alinhe rapidamente ao uso responsável de IA.

A iniciativa, cujo roteiro foi desenvolvido a partir do documento da empresa de consultoria, foi liderada por Axiata, Deutsche Telekom, Orange, Telefónica e Telstra, sendo que 19 teles já se comprometeram a usar o roteiro para rastrear, manter e melhorar o uso responsável de IA

O roteiro elaborado pela GSMA possui cinco alicerces principais: a visão, os valores e os objetivos estratégicos de uma organização; seu modelo operacional e como manter a governança da IA em todas as operações; controles técnicos alinhados com os requisitos regulatórios; colaboração com ecossistemas de terceiros; além de estratégias de gestão de mudanças corporativas e comunicação.

A ideia é que o roteiro guie as empresas de telecom em cada uma dessas dimensões, de modo a orientar as corporações sobre quais passos apropriados dar de acordo com o nível de maturidade da tecnologia na empresa.

Ele também se baseia em princípios de melhores práticas já bem estabelecidos, incluindo: justiça; supervisão humana; privacidade e segurança; robustez; transparência; responsabilidade; e impacto ambiental.

Operadoras comprometidas com o roteiro da GSMA

A lista completa dos 19 MNOs que já se comprometeram a seguir o roteiro é: Axiata, BT Group, Deutsche Telekom, Du UEA, E&, Globe, KPN, MTN, Orange, Singtel, stc, Telefónica, Telenor, Telia, Telstra, Turkcell, TIM, True e Vodafone.