O mercado de semicondutores chegou a um novo recorde de receita total de US$ 162,1 bilhões no segundo trimestre de 2024, reporta Omdia. Trata-se de um crescimento de 6,7% na comparação com o mesmo período do ano passado e ultrapassa o recorde alcançado no 4T21. Nvidia foi a principal geradora de receita, responsável por US$ 18 bilhões em receita no período.

Apesar do bom resultado, a Omdia alerta que 50% das empresas de chips monitoradas registraram receita inferior àquela de um ano atrás. Das 125 companhias acompanhadas, mais de 70% apresentaram receita menor no trimestre passado na comparação com o quarto trimestre de 2023.

No entanto, a receita da Nvidia é quatro vezes maior do que durante o recorde anterior (4T21) da indústria. De acordo com a Omdia, sem a Nvidia, o mercado estaria longe de alcançar um novo recorde de receita. Excluindo a receita da Nvidia, o recorde ainda seria do 4T21.

Maior concentração de mercado de semicondutores

As dez maiores empresas por receita agora representam 64% do mercado total no 2T24, a maior participação já registrada e sete pontos percentuais acima da média de cinco anos, que era de 57%. De acordo com a empresa de análise de mercado, uma comparação com o último trimestre recorde de receita, no 4T21, mostra que os ganhos do mercado estão sendo concentrados entre menos empresas. No 4T21, as dez maiores detinham 57% de participação de receita.