O Mercado Livre (AndroidiOS) registrou um aumento de 15% no sortimento de produtos na categoria de supermercado, em uma estratégia que foca em trazer mais o consumidor do mercado físico para o online. De acordo com Anna Araripe, diretora de marketplace da plataforma, o movimento ocorre para acompanhar a tendência de crescimento desta vertical.

No primeiro semestre de 2024, o Mercado Livre registrou um aumento de 11% nas buscas por produtos de supermercado, se comparado com o mesmo período um ano antes. E, em dados externos (e-Marketer), a executiva reforça que o segmento de supermercado é o que mais cresce dentro dos e-commerces (+14,4%).

A expansão dos sortimentos também busca acompanhar as demandas dos consumidores que buscam por produtos mais baratos, como o azeite de oliva, que é o atual campeão de vendas da plataforma e se tornou o vilão das vendas nos mercados tradicionais com preços que passam de R$ 40.

O Mercado Livre também identificou aumento das buscas por produtos de estoque – como fralda e papel higiênico –, chocolates e leite condensado.

Esse avanço do marketplace em supermercados terá ainda uma campanha em vídeo com a música I Want to Break Free, da banda Queen, comparando compras online com as offline.

Atualmente, a operação do Mercado Livre tem três centros de distribuição em São Paulo, Bahia e Santa Catarina, totalizando nove CDs com 95% de cobertura nacional (5 mil cidades) e 80% das entregas em até 48 horas.

Moda no Mercado Livre

Além do avanço em supermercados, a companhia também apresentou uma expansão do seu Projeto Polos, a operação física que atua para ajudar a digitalização de empreendedores no segmento de moda, em especial os pequenos e médios (PMEs).

Inicialmente lançada em 2023 no Brás para atrair lojas desse importante ponto comercial de moda em São Paulo, o projeto agora vai para outras quatro cidades:

  • Franca (SP);
  • Nova Friburgo (RJ);
  • Vale do Itajaí (SC);
  • Goiânia (GO).

Por meio do projeto Polos, o Mercado Livre busca atrair os empreendedores oferecendo consultoria local, condições comerciais exclusivas, auxílio para dar desconto em cupons, campanhas personalizadas, auxílio para tirar fotos e pontos facilitados de logística e coleta de produtos.

De acordo com Araripe, os itens cadastrados por meio do projeto Polos ultrapassam três vezes a quantidade de um grande shopping e 21% das entregas ocorrem via fulfillment.

A iniciativa tem como intuito apoiar o crescimento do Mercado Livre na vertical de Moda. Na média do primeiro trimestre de 2024, 32 milhões de usuários navegaram nesta categoria, com média de 14 minutos de browsing e visualização de sete anúncios por pessoa.