A IBM e a Minsait criaram um centro de excelência (CoE) em inteligência artificial generativa (IAGen) na Espanha. O local conta com especialistas das duas empresas, que focam no desenvolvimento de soluções inovadoras e projetos piloto. Através da plataforma de dados e IA IBM watsonx, a equipe otimiza o trabalho desenvolvido e reduz o tempo gasto. A ferramenta foi criada pelas duas marcas, a partir de uma arquitetura de nuvem da IBM, que foi estruturada para viabilizar o tráfego entre ambientes cloud e local.

A tecnologia é voltada especificamente para os setores de relacionamento com o cliente de empresas espanholas e as atividades internas da Minsait. O intuito é acelerar o desenvolvimento e a implementação de soluções inovadoras direcionadas para a transformação digital. A expectativa é que a IA ajude na resolução de problemas, otimização de processos, análise e controle de qualidade dos serviços prestados, bem como na automatização do suporte nos setores público e privado.

Aberta, a IA IBM watsonx possibilita escolher o modelo de inteligência artificial mais propício à necessidade da empresa. Além disso, a plataforma é híbrida, o que permite ao cliente definir onde implantará a solução, se na nuvem pública ou nos servidores locais. Segundo as empresas, a inteligência artificial é confiável, já que se baseia em transparência, responsabilidade e governança.

Foto: Sede da IBM em Madrid, na Espanha/Divulgação