A Meta AI possui mais de 400 milhões de usuários mensais, sendo que 185 milhões interagem com a assistente virtual semanalmente. De acordo com Mark Zuckerberg, CEO da holding, o objetivo é tornar a inteligência artificial generativa da empresa a mais usada no mundo até o final deste ano. Para alcançá-lo, o assistente virtual ganhará recursos de voz natural e ferramentas que permitem carregar e editar fotos a partir de comandos de voz. A novidade chegará “nos próximos dias”.

“O uso da voz será mais natural do que a digitação e será uma das principais formas para usar IA”, disse o executivo durante o Meta Connect, evento para desenvolvedores que aconteceu nesta quarta-feira, 25. A solução estará em todos os apps da empresa, WhatsApp, Instagram (DM), Messenger e Facebook.

Quando a funcionalidade estiver disponível, será possível falar com a assistente virtual e ela responderá em uma das vozes escolhidas pelo usuário. Entre elas estão as de Awkwafina, Judi Dench, John Cena, Keegan Michael Key e Kristen Bell.

Meta AI com tradução

Futuramente, a Meta levará para sua assistente virtual traduções para conteúdo de criadores. A empresa testa no momento uma ferramenta que vai traduzir automaticamente um áudio do Reels usando dublagem automática com inteligência artificial. Na prática, a ferramenta faz a sincronização labial para combinar. A holding informou que realiza pequenos testes no Instagram e no Facebook com traduções de vídeos de alguns criadores dos Estados Unidos e da América Latina, com o inglês norte-americano e o espanhol. A ideia é expandir para mais criadores e diferentes idiomas

Respostas automáticas

A companhia também testa respostas produzidas pela Meta AI de mensagens nas redes sociais com mensagens diretas, links e orientações. A ferramenta foi pensada para criadores de conteúdo que recebem muitas mensagens para serem respondidas.

“O recurso economiza tempo do criador: ele tem controle das respostas, é possível controlar para que ele se adapte ao seu estilo de escrever ou falar”, resumiu Zuckerberg.