Uma solução para restaurantes físicos é o novo produto do iFood (AndroidiOS). Chamado de Ifood Salão, trata-se de um totem de autoatendimento para o cliente fazer seu pedido e pagar. O dispositivo está integrado a outras soluções já oferecidas pela plataforma, como o iFood Pago, a Maquinona e o aplicativo Garçom. A novidade foi apresentada no iFood Move, realizado em São Paulo, nesta quarta-feira, 25. Com ela, a marca tem o objetivo de reduzir as filas nos estabelecimentos e otimizar a experiência do cliente final. 

O dispositivo tem a mesma dinâmica de funcionamento que o aplicativo iFood, com possibilidade de utilizar cupons, embora esta opção ainda esteja em teste. De acordo com a empresa, ela oferece estabilidade para alto volume de pedidos. Com o auxílio da inteligência artificial, o totem customiza promoções com base em dia, horário, preços e fluxo de pedidos. Ele também é capaz de sugerir itens conforme o perfil do usuário final. 

iFood Salão: 1 milhão de vendas até 1T25

Segundo a plataforma, durante os testes realizados com parceiros, cerca de 75% dos pedidos foram feitos pelo aparelho, além da otimização de recursos e promoções baseadas no CRM, houve um aumento de 15% no faturamento. Além disso, em torno de 50% dos clientes aceitaram compartilhar o número de telefone com o restaurante. Até o primeiro trimestre de 2025, o iFood acredita que ao menos 1 milhão de pedidos sejam realizados via totem.

“Sentimos muito a dor do dono de restaurante, porque é um setor que pouco se digitalizou. Acreditamos que podemos inovar com tecnologia de dados”, afirmou Diego Barreto, presidente do iFood.

No entender da marca, o seu crescimento está intrinsecamente ligado ao dos restaurantes e chegar ao espaço físico era o que faltava dentro do ecossistema de delivery, já que sua tecnologia está presente nos pedidos por aplicativo e no canal próprio dos estabelecimentos. A empresa também vê como uma forma de os estabelecimentos terem acesso a mais dados dentro do sistema iFood e, a partir disso, criar melhores estratégias para o seu negócio crescer.

“Ficou muito difícil fazer a gestão financeira de um restaurante. Ele recebe pedidos online do iFood, WhatsApp, telefone e do próprio salão. Por isso, pensamos em algo que possa contribuir neste aspecto também”, apontou o presidente da empresa.

Foto: Divulgação