A Microsoft vai investir R$ 14,7 bilhões em três anos no Brasil. O montante será direcionado à infraestrutura de nuvem e inteligência artificial, além de treinamento para 5 milhões de pessoas em habilidades de IA.

A empresa vai instalar datacenters no estado de São Paulo para expandir sua infraestrutura de nuvem e IA. A Microsoft possui duas regiões do Azure localmente: a Brasil South, com sede no estado de São Paulo, de 2014, e a Brasil Southeast, com sede no Rio de Janeiro, lançada em 2020.

Quanto ao treinamento, a companhia pretende lançar o ConectAI, programa de capacitação em inteligência artificial para 5 milhões de pessoas.

Para alcançar a meta, a companhia colabora com 26 organizações – governos, instituições educacionais e ONGs – e firmou parceria com o Senai São Paulo para oferecer cursos de fluência em IA e treinamento para a certificação AI-900 para seus alunos, professores e sua comunidade.

Há ainda a oferta de treinamento em habilidades de IA através do programa Escola Trabalho 4.0, desenvolvido em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.

Outra iniciativa é a parceria com a ONG Nova Escola para capacitar professores com recursos de inteligência artificial para a preparação de aulas.

Para os mais jovens, a Microsoft se associou à Unicef e desenvolveu o programa 1MIO, que foca no treinamento de pessoas entre 18 e 25 anos que não estão nem estudando nem no mercado de trabalho.

Os servidores públicos também estão na mira da empresa. Junto à Enap (Escola Nacional de Administração Pública), a empresa fornece conteúdo de produtividade e fluência e também de habilidades técnicas com o objetivo de fomentar a inovação tecnológica no setor público.

Vale dizer que a Microsoft possui 25 mil parceiros e “centenas de milhares” de clientes no Brasil.