O WhatsApp começou a disponibilizar uma funcionalidade de monitoramento de métricas dos seus canais. A novidade está sendo liberada aos poucos para administradores de canais e é acessível dentro do próprio WhatsApp. Mobile Time teve acesso em seu canl à nova ferramenta, batizada como “Insights”
As métricas são divididas em três abas: Alcance, Crescimento e Seguidores.
Em “Alcance”, o administrador do canal vê quantas contas de WhatsApp viram pelo menos um dos seus conteúdos nos últimos 30 dias, discriminadas entre seguidores e não seguidores. Também é exibida a distribuição geográfica dessas contas, por país.
Em “Crescimento”, o WhatsApp informa quantos seguidores o canal ganhou nos últimos 30 dias; quantos perdeu; e qual foi seu saldo líquido neste período. Um gráfico em linhas revela inclusive os dados a cada dia.
Por fim, em “Seguidores”, o administrador acompanha o número total de seguidores do seu canal, sua distribuição por país e a variação percentual nos últimos 30 dias.
Os dados são acessíveis somente para os administradores de cada canal.
De acordo com o site WABetaInfo, especializado em notícias sobre o WhatsApp, a ferramenta vai ser disponibilizada apenas para canais com no mínimo 100 seguidores.
Análise da ferramenta de métricas para canais do WhatsApp
Os canais no app de mensageria estão se tornando um importante meio de comunicação para marcas e veículos de mídia, especialmente em países onde o aplicativo tem um alcance massificado, como o Brasil e Índia.
A falta de métricas sobre os canais, contudo, era a maior reclamação dos administradores. Até então, era possível saber apenas a quantidade de seguidores e quantos reagem a cada post publicado. Com a nova ferramenta passa a ser possível conhecer o alcance total do canal, para além dos seus seguidores, e seu desempenho em diferentes países.
Com a visibilidade de métricas, os canais no WhatsApp podem avaliar a possibilidade de monetização publicitária, como acontece em outras plataformas digitais.
Mobile Time é hoje um dos maiores canais em português de jornalismo sobre tecnologia no WhatsApp, com mais de 100 mil seguidores. Nosso canal pode ser seguido aqui.
Ilustração: Nik Neves para Mobile Time