A Vivo tem a maior velocidade média de download em redes 5G do mundo entre países de grandes dimensões, aponta relatório global divulgado pela Opensignal: 365,6 Mpbs. Logo atrás vem outra operadora brasileira, a Claro, com média de 359,6 Mpbs. O ranking também inclui a TIM Brasil, na sétima colocação, com velocidade média de 327,9 Mbps. O bom desempenho brasileiro é apontado como consequência da implantação de 5G standalone na faixa de 3,5 GHz.

O relatório da OpenSignal divide as operadoras em dois grupos: aquelas em países com área superior a de 200 mil Km2, e aquelas em países de menor porte. O Brasil está no primeiro grupo, junto com EUA, Índia, Malásia, Alemanha, Polônia, Japão, dentre outros. No grupo de países com menor área está a Coreia do Sul, Porto Rico, Catar, Dinamarca, Hong Kong, dentre outros. A operadora sul-coreana LG+ lidera este grupo em velocidade média de download em 5G, com 439,5 Mbps.

O levantamento foi realizado ao longo de 180 dias deste ano, entre 1º de janeiro e 28 de junho, levando em conta cinco métricas a respeito da experiência com a tecnologia. No estudo, a Opensignal destaca que a rede 5G se sobressai em relação às gerações anteriores, com uma performance melhor. No entanto, boa parte da tecnologia que é comercializada depende das redes 4G para funcionar, pois usam o padrão non-standlone (NSA) e portanto não é o chamado “5G puro”.

No relatório, a OpenSignal destaca o caso de sucesso do 5G FWA nos Estados Unidos e as promissoras expansões na Índia, com a Jio, e na Arábia Saudita, com a Zain.