A Qualcomm apresentou nesta segunda-feira, 7, um chipset para dispositivos de rede preparados para Wi-Fi 7 em 6 GHz. Batizado como Qualcomm Networking Pro A7 Elite, a plataforma de rede sem fio tem um coprocessador de inteligência artificial com capacidade de 40 trilhões de operações por segundo (TOPS).

Ou seja, a ideia da companhia é combinar o Wi-Fi 7 com a IA na borda em equipamentos como roteadores, gateways, access points (inclusive FWA) que podem levar novas aplicações aos consumidores, como soluções para segurança, gerenciamento de energia, monitoramento de saúde e assistentes personalizados.

Alguns desses modelos de IA estão disponíveis no Qualcomm AI Stack e Qualcomm AI Hub.

Além do coprocessador de IA, o chip tem capacidade de download e upload 10 Gbps acelerados pelo 10G Fiber (XGS-PON). Mas se considerar a capacidade agregada de rede (Wi-Fi, 4, 5, 6 e 7), o equipamento pode entregar até 33 Gbps de pico de velocidade de acesso.

Atualmente, o Networking Pro A7 Elite da Qualcomm  está em testes com alguns OEMs, além de ser exposto na feira Network X em Paris, França, até quinta-feira, 10.